Gente X Poder

Parcialidade ?

Eliseu Langner de Lima | 16/05/2018 - 18:30

Parcialidade ?

Parcialidade ?
Nunca na história, a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Toledo foi tão parcial ao valorizar a imprensa. Causou estranheza o email recebido pela Gazeta de Toledo e os demais profissionais e empresas de comunicação de nosso município ao ler a NOTA enviada onde cita apenas um órgão de imprensa como sendo ele o denunciante da fedentina de Toledo. Sei lá, cremos que deve ter sido um “lapso”, mas vamos contradizer: A Rádio Integração através do apresentador Paulo Weber, desde o dia 08 de maio está lendo mensagens dos ouvintes se queixando da “fedentina” lhes proporcionando aquilo que chamamos de “pauteros” e no dia 15 a emissora respondeu aos ouvintes com a chefe do IAP de Toledo Maria Gloria Genari Pozebom, entrevistada ao vivo.
Parcialidade ?
A rádio União através do programa do Batista Franco também repercutiu o tema de mesma forma. Na Rádio Guaçu, Édio Rosseto em seus dois programas(policial e jornalístico) assim como o apresentador Amarildo Fernandes da mesma emissora abordaram o problema. Sem contar que esse tema, já corria solto nas redes sociais. Aqui nessa Gazeta de Toledo e nessa coluna, publicamos a matéria no dia 10 de maio http://www.gazetatoledo.com.br/NOTICIA/38073/DERLI_DONIN_PP_INABILITADO_ATE_2025, com embasamento de uma manifestação do ex-vice prefeito Adelar Pelanka nas redes sociais e no grupo da Gazeta Digital http://www.gazetatoledo.com.br/ckfinder/files/WhatsApp%20Image%202018-05-16%20at%2017_54_56.jpeg. Isto é, a maioria das empresas de comunicação levantaram o assunto bem antes do dia 16, e o nobre promotor, que deveria ser imparcial, cita um só meio, que por sinal fez as “notinhas” bem atrasadas. Ou será que no mundo dessa Vara só existe um veículo de imprensa?
Parcialidade ?
O artigo 127 da Constituição Federal diz que o “Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.” É uma regra importante. Afinal, o Estado não pode perseguir uns em detrimento de outros. De igual forma também não pode ter preferências.
Mijando nas palhas
Esse antigo método de caça deixou como herança uma expressão ribeirinha muito corrente na região do Guaporé RS: mijar na palha. A expressão tem como significado fazer alguém sair de onde se oculta, deixar a tocaia, sair das sombras, mostrar a cara. É mijando na palha que se tira o caititu do buraco.
Mijando nas palhas I
Em Toledo, o assessor legislativo Alexandre Bechiatto ressuscitou essa expressão em todas as suas manifestações. A exemplo da postagem feita pelo vice prefeito de Toledo Tita Furlan: http://www.gazetatoledo.com.br/ckfinder/files/tita.png
“DOCE LAVORO” - Afastamento
MPPR de Toledo obtém liminar que impõe afastamento de diretora e dois enfermeiros de unidade de saúde investigados na Operação Dolce Lavoro. A Justiça determinou o afastamento provisório da diretora do Hospital Jorge Nunes( Mini Hospital) e de dois enfermeiros. A decisão, em caráter liminar, atende pedido do Ministério Público do Paraná, por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca, que tem atribuição na área de proteção do patrimônio público. A Promotoria conduz a Operação Dolce Lavoro, que apura crimes relacionados à adulteração de dados de registro de frequência (ponto) de servidores públicos municipais da área da saúde para pagamentos indevidos de salário, incluindo horas extras, dentre outras irregularidades. A investigação prossegue em caráter sigiloso.
“DOCE LAVORO” - Afastamento
O afastamento dos servidores municipais foi determinado pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Toledo. No pedido liminar, o MPPR sustentou que a permanência dos investigados no serviço público poderia ocasionar prejuízo à investigação, o que foi acolhido pelo Judiciário. Com a decisão, os requeridos também estão proibidos de comparecer às dependências da sede da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria de Saúde de Toledo e no Núcleo Integrado de Saúde Dr. Jorge Milton Nunes, bem como de manter contato com testemunhas que já foram ou ainda serão inquiridas pelo Ministério Público.
Álvaro Dias em Toledo
Esta na agenda do presidenciável Álvaro Dias, sua estada em Toledo nesta quinta feira no Teatro Municipal de Toledo.
Ratinho em Toledo
Também agendou visita a Toledo nessa quinta, as 16h o pré-candidato ao governo do estado Ratinho Junior. Ele vira fazer uma vista a uma empresa de Toledo.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

Reunião de Cúpula

Querem fechar a EMDUR ?

Prefeito ascende diretora de Jornalismo da SECOM como Secretária.

Parcialidade ?

Vacância na SECOM de Toledo

Um emprego dos sonhos, no mundo das “fantasias”

Novos secretários

Dos leitores para a coluna Gente e Poder

Derli Donin (PP) inabilitado até 2025

Aeroporto não terá GMs? Por quê?

Mais Destaques
Expression #1 of SELECT list is not in GROUP BY clause and contains nonaggregated column 'gazetato_site.b.id' which is not functionally dependent on columns in GROUP BY clause; this is incompatible with sql_mode=only_full_group_by