Cultura

MON inaugura a mostra “Paisagens Construídas”

| 14/05/2018 - 21:00

(Foto: Reprodução)

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta quinta-feira (17), às 19h, a mostra “Paisagens Construídas” com obras de Artur Lescher, Gisela Motta e Leandro Lima, e Marlos Bakker, no espaço mais icônico do museu: o Olho, projetado por este arquiteto, em 2002. As obras, de grandes dimensões, causam impacto visual tanto pela sala expositiva – com mais de 1.500 metros quadrados – assim como pela percepção dos visitantes.
Artur Lescher apresenta “Rio máquina” (2009); na extremidade da exposição, “Relâmpago” (2015), obra de Gisela Motta e Leandro Lima, e Marlos Bakker traz o filme “SDDS 3404” (2018).
Agnaldo Farias, curador da mostra, disse que hoje toda paisagem é construída, toda natureza é modificada, domada. “É o que a arte nos demonstra. Bakker descobriu nas redes sociais uma imensa comunidade que cultua não o céu, mas os aviões. Lescher inventou um rio com a lógica das máquinas, como os pobres rios que escoam em hidroelétricas. Motta & Lima soltaram um raio no Olho. Um raio doméstico, portátil”.
No dia e horário da abertura a entrada é franca aos visitantes.
SOBRE OS ARTISTAS - Artur Lescher (1962, São Paulo) vive e trabalha em São Paulo. Há mais de trinta anos, Lescher apresenta um sólido trabalho como escultor, resultado de uma pesquisa em torno da articulação de matérias, pensamentos e formas.
A parceria de Gisela Motta e Leandro Lima, paulistanos nascidos em 1976, se inicia no final dos anos 90. Desde então, utilizam diversas linguagens como vídeo, objeto e gambiarras, empregando padrões, medidas, estruturas e suas variações para criar situações altamente construídas.
Marlos Bakker é carioca e se interessou pela fotografia por meio do curso de Desenho Industrial na UFRJ. Posteriormente, fez cursos de foto, pintura, desenho e história da arte na Scuola L’orenzo de’ Medici, em Florença, e na UCLA, em Los Angeles, cidades onde morou antes de se mudar para São Paulo. Seus projetos procuram observar a sociedade através do indivíduo, investigando o que acontece em momentos banais ou, ainda, tornando visível o que acontece quando nada acontece. Recentemente ingressou na Coleção de Fotografia da Pinacoteca do Estado de SP (2017), foi selecionado para o Programa de Exposições do CCSP 2018, foi vencedor do I Prêmio Gávea de Fotografia 2016 e do Prêmio Brasil Fotografia 2015.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo participa da 16ª Semana de Museus

Cidades paranaenses recebem cursos de capacitação do MinC

Público prestigia ‘Cão sem Plumas’ no Teatro Municipal

Alfredo Andersen ganha exposição em Foz do Iguaçu

MON inaugura a mostra “Paisagens Construídas”

Semana especial para o Museu Willy Barth

“Palavras do Paraná” percorre a região oeste

Circuito “Cultura Gera Futuro” chega ao Paraná

Circuito Cultural Sesi apresenta “O céu de Valentim”

Secretaria da Cultura abre editais para circulação de espetáculos

Mais Destaques
Expression #1 of SELECT list is not in GROUP BY clause and contains nonaggregated column 'gazetato_site.b.id' which is not functionally dependent on columns in GROUP BY clause; this is incompatible with sql_mode=only_full_group_by