Regional

Senado aprova maior compensação para municípios com hidroelétricas

| 12/04/2018 - 21:00

Senado aprova maior compensação para municípios com hidroelétricas

O PLC 315/2009 foi aprovado na quarta-feira (11) pelo Senado Federal. A Lei altera a distribuição da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos (CFURH) entre União, estados e municípios, aumentando o percentual de repasse para estes entes federados. A lei segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.
Se for sancionada, os municípios sedes de hidrelétrica, como Foz do Iguaçu, passam a receber 20% a mais da CFURH, reduzindo o percentual de repasse para os estados – de 45% para 25% – e transferindo para os municípios, que passarão dos atuais 45% para 65%. Essa compensação é repassada mensalmente a 21 estados e ao Distrito Federal e a cerca de 700 municípios.
O prefeito Chico Brasileiro esteve em Brasília na tarde de ontem, e entre outras agendas acompanhou também o encaminhamento da PL. “Essa aprovação é resultado de um trabalho conjunto. Fazemos parte de uma Associação que reúne centenas de municípios, e cada um abordou os representantes de seu estado. A Câmara de Foz do Iguaçu também faz parte dessa conquista. Em outras ocasiões uma comitiva nos acompanhou para pedir o apoio de nossos senadores.” destacou o Prefeito.
O presidente da Câmara, Rogério Quadros e os vereadores Coronel Jhanke e Nanci Rafain estiveram acompanhando o prefeito durante o trâmite do PL junto a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), em novembro de 2017. “Na CCJ, além de falar com os senadores do Paraná, os vereadores puderam abordar também os líderes de seus partidos, explicando como a redistribuição desses recursos corrige uma situação histórica.” lembrou Brasileiro.
Os valores do repasse variam com o câmbio do dólar, mas a expectativa é de que Foz do Iguaçu receba um incremento de receita na ordem de R$ 28 milhões ao ano. A matéria foi votada de maneira simbólica, com o apoio de todas as lideranças partidárias do senado encaminhando positivamente para aprovação do projeto.
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Arrancadão de Tratores atrai grande público a Maripá

Santa Helena pretende investir quase 10 mi no Balneário

Marechal Rondon conhece seus representantes para os Jogos Escolares

São Miguel realiza Semana Cultural Indígena

Novo diretor brasileiro cumpre primeiro compromisso na Itaipu

Programação especial marca o 28º aniversário de Maripá

Marechal Rondon debate sobre alergia ao leite de vaca

Senado aprova maior compensação para municípios com hidroelétricas

Palotina celebra convênio com a Itaipu para construção de casas populares

Technovação/InnovaCities: o maior evento do Oeste do PR

Mais Destaques
"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)