Estado

Ex-secretário de Richa é preso pelo Gaeco

| 05/04/2018 - 20:50

Ex-secretário de Richa é preso pelo Gaeco

Entre os presos pela Operação Sinecuras, que o Gaeco – Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado – deflagrou como continuidade de investigações sobre venda de terrenos superfaturados envolvendo prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de Araucária, encontra-se também o empresário Edson Casagrande – ex-secretário de Assuntos Estratégicos na primeira gestão de Beto Richa como governador do estado. Empresário e ex-secretário de Estado que chegou a ser cotado para a disputa de uma eleição majoritária, ele foi um dos alvos da operação que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, fraude em licitações, falsidade ideológica e estelionato.
Equipes do Gaeco e Promotores de Justiça de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, cumpriram ontem (05/04) 21 mandados de prisão (sendo 19 preventivas e duas temporárias) e 22 mandados de busca e apreensão. A Sinecuras é um complemento da Operação Fim de Feira.
Informações deram conta do envolvimento de Casagrande em negócios imobiliários em Araucária. Uma das denúncias investigadas é a aquisição de um imóvel com valor superfaturado, por R$ 1,84 milhão, pela extinta Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar), em agosto de 2016. Avaliações do imóvel indicaram um valor de no máximo R$ 1,1 milhão. A área estava sendo objeto de disputa judicial, por parte de terceiros que reivindicavam sua posse.
As prisões temporárias foram decretadas contra o empresário e uma ex-diretora financeira da Companhia de Habitação (Cohab) de Araucária. As preventivas atingem dois ex-prefeitos (um dos quais já estava preso), três vereadores, sete ex-vereadores, um ex-secretário, três ex-servidores municipais, um empresário e dois corretores de imóveis. As buscas e apreensões foram cumpridas em três gabinetes da Câmara Municipal de Araucária, em uma empresa em Curitiba e em 18 residências (uma em Colombo, uma em Pinhais, duas em Curitiba e 14 em Araucária).
Entre os presos estão os vereadores Vanderlei de Oliveira, Francisco Carlos Cabrini e Roberto David da Mota, o Betão, que é ex-prefeito. O outro ex-prefeito que teve a prisão decretada foi Rui Sérgio de Souza, contudo, ele já encontrava-se preso por ter sido condenado a 50 anos de prisão por crimes contra a administração.
Edson Casagrande e Beto Richa
Rico empresário em Pato Branco, mas com ligações também em Foz do Iguaçu, Casagrande divide com Richa um gosto especial por automobilismo. Suas empresas patrocinam a “Equipe Insano”, que disputa corridas de kart. Insano é marca de um energético do grupo Casagrande.
Em dezembro de 2012, Richa foi brindado com uma viagem de avião até Navegantes, Santa Catarina, onde participaria de treinos da equipe que disputaria uma competição de kart. O aluguel do avião foi pago pelas empresas de Casagrande.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Serviços contrariam tendência nacional e crescem no Paraná

50 carros foram multados em uma semana de acampamento na PF

Com reajustes, Paraná já estaria acima do limite de gastos com pessoal

Temer nomeia novo diretor-geral da Usina de Itaipu

Creche de Cianorte isola salas de aula após alunos contraírem meningite

Milhares de curitibanos são bloqueados por fraude em transporte

Reconhecimento: pela primeira vez a PM está sob o comando de uma mulher

Ivonei Sfoggia é empossado para nova gestão como procurador-geral

Sai a primeira pesquisa IBOPE no Paraná

Paraná terá nova Identidade

Mais Destaques
"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)