Variedades e Gente

Para quem gosta de natureza: 5 chapadas para conhecer no Brasil

| 09/02/2018 - 20:00

CHAPADA DOS GUIMARÃES (MATO GROSSO)

Recheados com cachoeiras, cânions e paisagens impressionantes, esses lugares são perfeitos para admirar a natureza!.
Uma das qualidades do Brasil é a quantidade de destinos incríveis para todos os tipos de viajantes: desde aqueles que preferem praias paradisíacas a até aqueles que não dispensam paisagens naturais. Para quem não perde a chance de conhecer um lugar novo e se conectar com a natureza, uma boa dica de viagem é explorar as Chapadas do Brasil.
Algumas são mais conhecidas que outras, mas todas revelam cenários maravilhosos e muitos atrativos.
CHAPADA DIAMANTINA (BAHIA)
Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.
Perfeita para fugir do roteiro de praias famosas do Nordeste, a viagem permite que o turista explore um dos ecossistemas mais incríveis de todo o mundo. Localizado a cerca de 5 horas de carro de Salvador, a Chapada ocupa um imenso território, abrangendo várias cidades menores, sendo Lençóis e Vale do Capão as principais.
CHAPADA DOS VEADEIROS (GOIÁS)
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros e se encantou. Sim, esse é o poder que o atrativo turístico, localizado em Goiás, tem: afinal, com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado.
Além do visual incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, o que é um prato cheio para quem gosta de viagens nesse estilo, tendo em vista que, dentre suas belezas naturais, encontram-se dezenas de cachoeiras, muito verde e paredões rochosos.
Por se tratar de uma área bem extensa, abrigando diversas cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros para chegar nos pontos turísticos - uma boa alternativa é combinar os passeios com agências de turismo das cidades, assim dá para curtir tudo sem preocupações.
CHAPADA DOS GUIMARÃES (MATO GROSSO)
A imponência natural da Chapada dos Guimarães fez com que, em 1989, fosse criado um parque nacional que leva seu nome. Por lá encontramos uma das maiores cachoeiras do Brasil e o cartão-postal da Chapada: a Cachoeira Véu da Noiva. Localizada a menos de uma hora de Cuiabá, o destino é o retiro perfeito para quem quer uma imersão na natureza sem precisar ir muito longe.
Com mais de 150 km de paredões de pedra, o cenário da Chapada dos Guimarães deixa qualquer um de boca aberta. Lá é que estão diversos mirantes onde os visitantes aproveitam as trilhas para tirar várias fotografias. Outro ponto forte do local é a infraestrutura: bem equipada e com ótimas opções de hospedagem.
CHAPADA DAS MESAS (MARANHÃO)
Para quem quer conhecer um lugar novo e de quebra descobrir um dos paraísos ‘escondidos’ no Brasil, a Chapada das Mesas, no Maranhão, é um prato cheio. Com muitas trilhas, muito verde, cachoeiras e piscinas naturais impressionantes, o local é uma daquelas surpresas agradáveis que todo mundo gosta de ter.
Assim como nas demais Chapadas, as distâncias entre os pontos turísticos são bem grandes. Por isso, a melhor coisa é ter um carro 4x4 ou reservar os passeios com uma agência de turismo. Dentre os grandes destaques estão o Poço Azul, a Cachoeira de Santa Bárbara e o Santuário da Pedra Caída.
CHAPADA DO ARARIPE (CEARÁ)
Localizada no sul do Ceará, mais precisamente na divisa entre Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe é uma reserva ecológica - ou seja, um destino de tirar o fôlego. Quem se aventura pela região se depara com enormes cânions, grutas, sítios arqueológicos e uma floresta nacional datada de 120 milhões de anos! Para deixar tudo ainda mais incrível, foram encontrados fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos na região!
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Variedades e Gente'

Já imaginou passar por terapia enquanto viaja? Conheça o turismo terapêutico

Será que você tem a Síndrome da Mulher Maravilha?

Mais Destaques

Cidade

Maior Conclave Leonístico do Sul do Brasil inicia dia 24

"ultrapassamos os 14 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)