Cidade

Habitação para Idosos: Convênio com a Itaipu viabilizará Recanto Feliz II

| 08/02/2018 - 20:10

Habitação para Idosos: Convênio com a Itaipu viabilizará Recanto Feliz II

Na manhã de quarta-feira (7), uma reunião com representantes da Itaipu Bionacional tratou sobre a formalização do convênio para a construção das casas. Por meio da parceria, o município pretende atender idosos que aguardam por uma moradia.
Participaram do encontro o prefeito Lucio de Marchi, o engenheiro de planejamento da Itaipu, Rafael A. Santos Correia, a engenheira civil, Janine Alicia Groenwold, o diretor do Departamento do Patrimônio e Serviços Gerais, Norisvaldo Penteado e o diretor de Habitação Marco Antonio Bottega.
As casas, cedidas em regime de comodato pela administração municipal atendem casais com mais de 60 anos. Elas serão construídas em uma área localizada no Jardim Santa Clara IV, que fica próxima ao Centro de Revitalização da Terceira idade (Certi) da Vila Pioneiro justamente para facilitar o acesso aos serviços de saúde, assistência e lazer oferecidos na unidade.
De acordo com o diretor, Marco Bottega, está prevista a construção de 20 casas, cada uma com 49 metros quadrados. Todas elas adaptadas com acessibilidade. As moradias são repassadas aos idosos, através de um termo de permissão de uso, ou seja, eles são os donos, sem pagar nada, enquanto viverem. Para ter acesso a pessoa tem que ter mais de 60 anos, uma renda máxima e nunca ter recebido um benefício habitacional.
Conforme a engenheira Janine Alicia Groenwold a parceria com a Prefeitura está concretizada, faltando apenas assinatura do convênio e os recursos disponíveis. “Toledo foi um dos municípios contemplado com o projeto e a parceria para a viabilização da obra deve ser formalizada ainda neste mês. O convênio prevê a construção das casas, mas aguardamos da Prefeitura uma nova planilha de custos com a infraestrutura do Residencial para analisarmos a possibilidade de auxiliar com mais recursos”.
Ela afirma que a data do início das obras depende da licitação das obras, que será realizada pela Prefeitura. “A Itaipu através do Programa Recanto Feliz, tem o objetivo de promover o desenvolvimento social dos municípios. Além de Toledo, disponibilizamos a construção de 320 casas distribuídas em 16 municípios da região Oeste”.
ECOPONTO
Também participou da reunião o secretário de Meio Ambiente, Neudi Mosconi, que aproveitou para falar sobre a construção do projeto Ecoponto, um pedido de recursos já formalizado na Itaipu. Ele expos que o projeto de reciclagem que compreende o processamento de resíduos de materiais de construção, e a posterior utilização em obras através da prefeitura através da Emdur.
Falou ainda sobre o ciclo da compostagem que vai ser feita através dos resíduos orgânicos e ainda da implantação de 100% de coleta seletiva, aproveitando a parceria com a Itaipu com novos caminhões que deverão chegar nos próximos dias.
Mosconi lembrou que todo o trabalho será feito em parceria com a Cooperativa e Associação dos Catadores. “Tudo isso resultará em ganhos para a população em geral e principalmente para os trabalhadores que dependem para sua subsistência, dos ganhos obtidos através da reciclagem e comercialização dos materiais da coleta seletiva”, explicou Mosconi.
“ Além de recursos para construção de moradias populares, também pedimos para subsidiar a urbanização do Residencial. É um programa importante que atende o idoso que necessita de uma moradia digna. O nosso objetivo é ofertar acesso a atendimento de saúde, alimentação, lazer e convivência”, disse o prefeito.
SOBRE O RECANTO FELIZ I
O primeiro Recanto Feliz foi entregue em 2012, na época em que o deputado José Carlos Schiavinato era prefeito e Lucio o vice-prefeito. O projeto, inédito no Brasil ao criar um conjunto habitacional voltado aos idosos em vulnerabilidade social. O Residencial está localizado Jardim Coopagro bem próximo dos equipamentos públicos, como o restaurante popular, do Centro de Revitalização da Terceira idade (Certi) e Unidade Básica de Saúde. Fonte: Sec. Com. Mun. Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Acit recebe visita de comitiva da Unioeste

Cota única da parcela do IPTU deve ser paga até dia 12 de março

Nova coordenadora assume Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária

Certi Pioneiro retorna com atividades nesta sexta-feira

CNMP apresenta proposta para ocupantes de cargo em comissão no MP

Núcleo de Gastronomia se prepara para renovar selo de qualidade

Paraná altera base de cálculo do ICMS de medicamentos

Radar portátil passa por aferição do Inmetro

Saúde realiza audiência pública quadrimestral para prestação de contas

Convênio oferta atividades em contraturno escolar na rede municipal

Mais Destaques

Política

PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase Lava Jato; sede do governo do Paraná é alvo de busca

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)