Cultura

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

Fernando Baldi Braga | 05/02/2018 - 20:40

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

A semana iniciou com uma boa notícia para quem tem interesse em se matricular ou aos seus filhos nos cursos voltados às artes, disponibilizados pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura. A Casa da Cultura de Toledo abriu ontem (05/02) o período de inscrições para os diversos cursos que oferta em múltiplos segmentos, contemplando variadas linguagens artísticas.
O aprendizado das práticas artísticas, além de contribuir com a formação humanística das pessoas, colabora também, mesmo que indiretamente, para a construção de uma sociedade melhor. Para que nos desenvolvamos integralmente é necessária uma atenção especial ao fator sócio-educacional, uma bagagem que todos carregamos. Se a devida atenção for dispensada ainda na infância, as pessoas terão, ao longo do crescimento, bons resultados na formação e desenvolvimento psicológico e intelectual.
Observamos os benefícios do aprendizado em artes na melhora do aprendizado, no desenvolvimento da autoconfiança e no estabelecimento de relacionamentos interpessoais equilibrados e saudáveis. Crianças e adolescentes que desenvolvem tais habilidades crescem com melhores perspectivas nos aspectos pessoal e profissional.
Nesse sentido, as artes e os elementos culturais têm um papel relevante para o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Ampliam os horizontes no momento em que aguçam a curiosidade natural das crianças, despertando a imaginação e alimentando o interesse pela criatividade. E fazem-nos experimentar um universo que nos permite admirar a diversidade de expressão dos seres, exacerbando nossa criatividade, sociabilidade e a capacidade de acolhimento. Apresentar expressões culturais e artísticas às crianças e aos adolescentes lhes permite abrir portas em suas mentes para o conhecimento. A grande diversidade cultural de nosso país permite um contato com diferenças culturais e cria um ambiente privilegiado para aprender compartilhar experiências. O desenvolvimento sócio-emocional potencializa a capacidade de absorver essas vivências e processá-las, possibilitando a extração de ensinamentos subjetivos e práticos, que auxilia na formação de seres humanos mais sociáveis, expressivos e abertos.
Pensando em todas essas benesses, o poder público municipal vem proporcionando o acesso da população à cursos, que são ofertados em diferentes segmentos. Segundo informações encontradas no site da prefeitura, a Casa da Cultura, que tem como objetivo oferecer gratuitamente a comunidade atividades artísticas e culturais, está abrindo nessa semana vagas para 18 cursos gratuitos, que serão oferecidos ao longo do ano. Ainda de acordo com a prefeitura, as inscrições são limitadas e os interessados precisam levar cópia do documento de identidade para realizar a matrícula.
No mesmo site também somos informados de que os cursos gratuitos ofertados serão de violão popular, guitarra, contrabaixo, bateria, teclado, violino, viola clássica, violoncelo, clarinete, flauta transversal, saxofone, técnica vocal, musicalização, teoria musical, teatro, pintura em tela e introdução ao desenho artístico, entre outros. As aulas já começam em fevereiro, no período da manhã e da tarde.
A Casa da Cultura está localizada na Rua XV de Novembro, no centro de Toledo. O atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Mais informações sobre os cursos e vagas podem ser adquiridas pelo (45) 3055-8712 ou (45) 3055-8713. Em 2017, 1.284 pessoas participaram dos cursos ofertados.
Confira no quadro os cursos e seus respectivos dias de matrículas.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

AMOP lança projeto cultural para 54 cidades da região

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Mais Destaques

Política

PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase Lava Jato; sede do governo do Paraná é alvo de busca

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)