Cultura

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

| 11/01/2018 - 20:20

Dia de festa para um dos maiores nomNando Reis: músico completa hoje 55 anos (Foto: Carol Siqueira)

Hoje é aniversário de um dos músicos de maior sucesso do país. O cantor, baixista e compositor José Fernando Gomes dos Reis, mais conhecido como Nando Reis, completa 55 anos com uma carreira musical muito intensa. Nascido em São Paulo, Nando se interessou pela música cedo, sob influencia da mãe, que tocava violão e cantava em casa durante exercícios de fonoaudiologia aos quais se dedicava depois que uma das filhas ficou surda.
Essa experiência faria de Nando um admirador de vozes femininas, o que mais tarde lhe renderia parcerias com as cantoras Cássia Eller e Marisa Monte.
Durante 20 anos participou da respeitada banda de rock Titãs, exercendo papel de destaque como cantor e compositor. A autoria de “Marvin”, em parceria com Sérgio Britto, e “Querem meu sangue”, “Os cegos Do Castelo” e “Pra Dizer Adeus”, com Tony Belloto, o consagraram. Embora tenha deixado os Titãs para seguir carreira fora da banda, ele lançou seu primeiro disco solo em 1994, quando ainda era o baixista do afamado grupo de rock. O título do álbum, 12 de janeiro, é uma referência à data de seu nascimento, e marca o primeiro de vários trabalhos que Nando desenvolveria em uma trajetória independente e surpreendente. Após o lançamento de outro disco individual, Infernal, seu trabalho solo chegou a ficar maior que o exercido na banda e ele tomou a decisão de deixar o grupo.
Nando Reis ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como “Diariamente”, “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”, gravados por Marisa Monte e por Cássia Eller. Suas composições “Resposta” e “É Uma Partida de Futebol”, foram gravadas pelo Skank, e “Do Seu Lado”, pelo Jota Quest. As músicas “Onde Você Mora?” e “Querem o Meu Sangue” foram gravadas pelo grupo Cidade Negra. Além de Infernal, outro disco que fez muito sucesso A Letra A.
Seu oitavo e último disco solo foi lançado em 2015, com o nome Jardim-Pomar. Após deixar os Titãs, Nando Reis se apresentou aqui em Toledo em ao menos duas ocasiões, em uma casa noturna local e no Teatro Municipal.
Ao aniversariante do dia, desejamos uma cada vez mais produtiva carreira e que nos surpreenda com mais composições de sucesso! Os fãs de Toledo torcem para que o “Ruivão”, como é carinhosamente chamado, retorne à cidade.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

A tecnologia a favor da cultura

Cultura contribui mais do que recebe do Estado

Homenagem a Oscar Silva relembra o primeiro livro de Toledo

Lançada campanha “Cultura gera futuro”

Há cinquenta anos era lançado o primeiro livro em Toledo

Dia Mundial do Compositor

Oscar Silva: Primeiro livro de Toledo foi lançado há 50 anos

A arte nas encruzilhadas da vida

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

Memórias do rock: toledanos foram detidos a caminho de festival

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)