Cultura

Domingo é o dia de quem nos acompanha. É seu dia, caro leitor.

| 05/01/2018 - 20:15

Domingo é o dia de quem nos acompanha. É seu dia, caro leitor.

Todos nós construímos e carregamos uma identidade cultural, e isso fazemos ao longo da vida. Sempre estamos, dia após dia, ampliando nossa bagagem cultural e uma das maneiras como o fazemos, é através da leitura. Se somos leitores, somos fazedores de cultura, emissores de informação, agentes de transformação.
Você, que está lendo essa página, talvez não tenha se dado conta, mas nesse momento está contribuindo para sua transformação e, consequentemente, para a transformação do que está ao seu redor. Você, leitor, recebe informação, a assimila e, posteriormente, a utiliza em diversas dimensões: profissional, afetiva, financeira, etc. Nesse fim de semana celebramos a data que homenageia você, que lê livros, poesias, revistas, sites, blogs, e que lê também a “Gazeta de Toledo”.
Nesse domingo, comemoramos o Dia do Leitor, data criada para lembrar que a promoção da leitura não se faz apenas com a escrita e com a produção de textos. Para que o trabalho de escrever faça sentido, é necessário antes ter alguém para consumir essa produção.
No Brasil, a data foi escolhida para homenagear o jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928. Seu fundador, o poeta e jornalista Demócrito Rocha, foi um intelectual que criou também um suplemento literário para o jornal, denominado Maracajá, que se tornou o maior divulgador do movimento modernista de seu estado.
Seja quem lê aqui no Paraná ou lá no Ceará, quem possui esse hábito se expande intelectualmente. Amplia o entendimento e reflexão sobre diversos assuntos. Entra em contato com culturas distintas e passa a compreender melhor o outro. Aprimora o vocabulário, escreve e fala melhor. E além de todos esses benefícios, quem lê jornais, mantém-se bem informado e conectado aos principais fatos de sua cidade e do mundo.
Para encerrar, vamos deixar uma mensagem do escritor francês Victor Hugo sobre a relevância desse ato: “Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come”.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

A tecnologia a favor da cultura

Cultura contribui mais do que recebe do Estado

Homenagem a Oscar Silva relembra o primeiro livro de Toledo

Lançada campanha “Cultura gera futuro”

Há cinquenta anos era lançado o primeiro livro em Toledo

Dia Mundial do Compositor

Oscar Silva: Primeiro livro de Toledo foi lançado há 50 anos

A arte nas encruzilhadas da vida

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

Memórias do rock: toledanos foram detidos a caminho de festival

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)