Cultura

Virada Cultural confirma uma das vocações de Toledo

| 15/12/2017 - 07:40

Finalmente chegou um dos momentos mais esperados do ano para quem aprecia as artes e a cultura em Toledo. Começa neste sábado (16/12) a Virada Cultural 2017, que durante todo o fim de semana promoverá uma das melhores experiências que nos permite ser envolvidos com as graças das artes.
Ao todo, teremos 28 horas ininterruptas de apresentações artístico-culturais ocorrendo em pontos distintos da cidade. A Virada Cultural foi idealizada para promover o encontro do público com as diversas linguagens artísticas encontradas na cidade. Teremos uma ocasião especial que promoverá na cidade o encontro do público com o folclore, a cultura popular, a dança, a música, a literatura, o artesanato, as artes plásticas, além de atrações circenses, contação de histórias e exposições diversas. Alguns dos melhores momentos que as artes nos proporcionarão nesse ano serão ofertados gratuitamente em quatro pontos distintos da cidade: no Parque Ecológico Diva Paim Barth, na Casa da Cultura, no Museu Histórico Willy Barth e no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann.
Vários municípios brasileiros realizam a Virada Cultural, da qual a cidade de São Paulo foi a precursora no país, ao promover pela primeira vez o evento em 2005. Aqui, a Secretaria Municipal de Cultura incluiu esse momento de celebração e exaltação das artes no calendário da cidade em 2011. De lá pra cá, o evento se tornou uma tradição que confirma a vocação de Toledo para o desenvolvimento da cultura, inserindo o município no seleto grupo das cinco cidades paranaenses (do total de 399) que realizam todos os anos a Virada Cultural. A população de Toledo e da região acaba sendo agraciada com múltiplas atrações, que beneficiam os moradores locais e das cidades vizinhas, visto que o evento atrai muitos visitantes de fora. Confira logo abaixo a programação.
No sábado o palco do Parque Ecológico Diva Paim Barth receberá, a partir das 15 horas, bandas de vários estilos musicais que se apresentarão de maneira intercalada com os grupos e escolas de dança até às 02 horas de domingo. Também no Parque Ecológico, a partir das 14 horas, iniciam-se os trabalhos da “Tenda da Leitura”, que acontecerão junto com o “Circão do Livro e da Cultura” e a “Estação das Palavras”. No local, será dado início às 16 horas a exposição de artesãos locais e a comercialização de produtos na Feira do Artesanato, além da apresentação do trabalho uma artista plástica. Às 17 horas, nas proximidades do Lago Municipal, haverá contação de história e no mesmo horário começará no Parque do Povo as atividades do Palco Eletrônico, que se estenderão até às 8 horas de domingo.
Já no domingo, diversas outras atrações irão compor a Virada Cultural. A partir das 8:30 começam, no palco do Lago Municipal, as apresentações das Invernadas Artísticas promovidas pelo CTG chama Crioula e pelo CTG Estância da Liberdade, juntamente com o Tributo a música raiz e apresentações de diversas bandas. A Feira do Artesanato segue com exposição e comercialização de produtos, entre as 10h e as 20h, bem como a apresentação do trabalho da artista plástica que inicia sua mostra no sábado (uma novidade no domingo será outra artista plástica que exibirá seu trabalho na Casa da Cultura entre as 10h e as 18h). Às 14 horas, no Parque Ecológico, retomam as atividades os contadores de história e os integrantes da Tenda da Leitura, do Circão dos Livros e da Cultura e da Estação das Palavras. Outra novidade da programação de domingo será a abertura do Museu Histórico Willy Barth, que apresenta à população as exposições “Terra da Promissão” e “Pintura Bauer e Esculturas”. No Parque do Povo seguirão festividades com a música eletrônica.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Os livros trazem boas notícias para a cultura

A tecnologia a favor da cultura

Cultura contribui mais do que recebe do Estado

Homenagem a Oscar Silva relembra o primeiro livro de Toledo

Lançada campanha “Cultura gera futuro”

Há cinquenta anos era lançado o primeiro livro em Toledo

Dia Mundial do Compositor

Oscar Silva: Primeiro livro de Toledo foi lançado há 50 anos

A arte nas encruzilhadas da vida

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)