Cidade

Ministério Público do Paraná lança seu novo site

| 14/12/2017 - 20:40

Ministério Público do Paraná lança seu novo site

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Ministério Público – 14 de dezembro –, o Ministério Público do Paraná lançou seu novo site. O objetivo principal da reformulação do portal foi tornar as informações mais acessíveis e intuitivas para o cidadão e apresentá-las com mais qualidade, por meio da renovação na maneira de disponibilizar o conteúdo na web.
Além de trazer leiaute moderno e padronização visual, a nova versão permite maior agilidade na navegação, com menus e conteúdos das páginas reorganizados, de modo a facilitar a localização das informações. Além disso, dispõe de ferramentas adicionais. O ambiente também pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo móvel e há a possibilidade de compartilhamento de seu conteúdo nas redes sociais. O projeto contemplou ainda a implementação da intranet, ferramenta que pretende se tornar o principal canal de comunicação interna do MPPR.
“O novo site surge como resultado de um longo trabalho iniciado em julho de 2016, com pesquisas que subsidiaram o projeto de criação de um meio de comunicação voltado para o cidadão”, destaca o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia. “A redefinição da arquitetura da informação considerou as principais demandas da população em relação aos serviços prestados pelo MPPR, bem como os conteúdos mais acessados pelos usuários. Com o novo ambiente na internet, queremos melhorar a interação do público com a instituição, por meio de informação de qualidade e acesso facilitado aos nossos serviços”, afirma.
Serviços para o cidadão – Uma das novidades é a página “Encontre uma Promotoria de Justiça”, sistema de busca em que o cidadão pode pesquisar dados de uma Promotoria de Justiça informando o município e a área de atuação. O sistema fornece o telefone, o endereço e a localização da unidade no mapa integrado ao Google Maps, além da relação dos assuntos tratados pela Promotoria.
Outro destaque é a priorização da transparência e a apresentação de informações que permitem ao cidadão o acompanhamento da atuação institucional. Na página principal do site, na área intitulada “MP em Ação”, é possível consultar dados como os números de atendimentos ao público, ações cíveis e criminais ajuizadas, recomendações administrativas e termos de ajustamento de conduta. Também ficam disponibilizados os valores solicitados pelo MPPR para ressarcimento dos cofres públicos em processos judiciais de defesa do patrimônio público. Os dados são atualizados diariamente, a partir de informações publicadas no Portal da Transparência da instituição.
Com a reorganização do conteúdo, os serviços voltados ao cidadão ficaram mais acessíveis. No menu “Serviços”, na página principal, os usuários podem encontrar informações sobre audiências públicas, concursos, estágios e licitações, além de consultar inquéritos civis e processos. Também podem acessar, dentre outras informações, o Portal da Transparência e indicadores socioeconômicos dos 399 municípios do Paraná.
Página principal – Na página inicial do site, os conteúdos passam a ser organizados a partir de quatro menus superiores: “Conheça o MPPR”, com informações sobre a estrutura organizacional, “Áreas de atuação”, que relaciona os temas tratados pela instituição e os centros de apoio operacional das Promotorias de Justiça, além de “Serviços” e “Nossos contatos”. Na coluna da esquerda, o leitor encontra as notícias mais atuais e também as de destaque. À direita, é possível localizar os links mais acessados do site, como os canais de relacionamento e a área “Transparência”, que dá acesso ao Portal da Transparência do MPPR, à consulta ao andamento processual e ao serviço de informações ao cidadão. Na home há ainda um espaço para divulgação de campanhas institucionais e acesso aos projetos e às principais iniciativas.
Acessibilidade – Nesta nova versão, a largura da tela do site é maior, assim como as imagens e o tamanho da letra, o que facilita a leitura. Além disso, o site foi construído conforme os padrões de acessibilidade para possibilitar que todos tenham acesso ao seu conteúdo. O usuário dispõe, por exemplo, de recursos para aumentar o tamanho dos textos, atalhos de teclado e acesso ao Vlibras, um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Intranet – É também por meio do novo site que os integrantes do MPPR terão acesso a seus e-mails e à intranet, um site com acesso restrito, mediante login e senha, que concentra informações exclusivas para o público interno. Para a intranet, foram considerados: a necessidade de conteúdos específicos para membros, servidores e estagiários, visando maior integração; funcionalidades que facilitassem o dia a dia dos integrantes da instituição, por meio de acesso rápido a algumas áreas e sistemas; e equilíbrio entre as informações de interesse institucional e as de interesse do público interno, objetivando maior proximidade e aperfeiçoamento da comunicação.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

UNIOESTE realiza “Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras”

Marina Elali apresenta-se no Teatro nesta sexta e anuncia desejo de ser mãe

Jogos da Juventude: técnicos visitam Toledo

Toledo sediará etapa do Concurso “Queijos Artesanais do Paraná”

Governo garante recursos para reforma de cinco UBS

Melhora da economia influencia abertura de empresas no Paraná

Educação vai regulamentar oferta da língua indígena

Sistema de vídeo monitoramento de Toledo está acéfalo 

Aberta oficialmente a 25ª Feira Shopping

Prof. Sérgio Herkert lança livro educativo sobre brincadeiras e esporte

Mais Destaques

Gente X Poder

Apenas 60% das empresas da feira shopping são de Toledo.

Economia

Como declarar conta do banco no Imposto de Renda 2018

Geral

Conta de luz aumentará com venda da Eletrobrás, dizem especialistas

Estado

Mesmo vaga, vice-governadoria consumirá R$ 50 mil por mês em comissionados

Opinião

Mensagem: Ciscopar x Gestão

Regional

São José das Palmeiras comemora 33 anos com festa

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)