Cultura

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

| 05/12/2017 - 20:50

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Centenas de convidados, incluindo autoridades, lideranças, profissionais da medicina, dirigentes de entidades, amigos, familiares e admiradores da carreira e personalidade singulares do médico dr. Avelino Campagnolo, participaram da cerimônia de lançamento e sessão de autógrafos, dos 2º e 3º volumes da trilogia “O guerreiro solitário”, de sua autoria, na sexta-feira, 1º de dezembro, no Auditório do Colégio La Salle.
As duas novas obras, a exemplo da publicação anterior, resgatam a trajetória do médico, fundador e diretor do Hospital Dr. Campagnolo e ex-prefeito, Dr. Avelino, reproduzindo seus relatos, recordações e manifestações inéditas, além de depoimentos de autoridades e lideranças, sobre fatos e iniciativas que marcaram a história política e a própria evolução econômica, social e cultural de Toledo e região. O 1º volume foi lançado em 2016.
O organizador das obras, escritor Bruno Marcos Radunz, destacou durante a solenidade que o trabalho da equipe responsável pela trilogia “O guerreiro solitário”, iniciou há seis anos, com a gravação de depoimentos do personagem nas manhãs de domingo, produção e revisão de textos, seleção de fotografias, elaboração de projetos gráficos e finalmente a edição e impressão dos livros.
Segundo ele, foi uma honra muito grande haver sido convidado pelo Dr. Avelino para iniciar e coordenar as tarefas, que mais tarde passaram a contar com a participação do também médico Dr. Sérgio Avelino Campagnolo, filho do autor, e do escritor, poeta e jornalista Alberto Martins da Costa, além da colaboração de toda a família, amigos e autoridades da cidade e região. “São obras produzidas a oito mãos e muita colaboração”, observou Bruno.
Bruno é o fundador da Cadeira nº 04 e foi o 1º presidente da Academia de Letras de Toledo (ALT), dr.Sérgio é filho do personagem central da obra e Luiz Alberto fundador da Cadeira 05 e ex-1º e ex-2º vice-presidente da ALT e membro do Clube da Poesia de Toledo.
Dr. Avelino, também diretor proprietário das Rádios Guaçu AM, de Toledo, e Cristalina FM, de Nova Santa Rosa, é natural de Concórdia, em Santa Catarina, onde nasceu em 30 de maio de 1926, e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, em 1956
Em Toledo, iniciou as atividades profissionais no 1º hospital da cidade, a então Casa de Saúde de Toledo, pertencente à Colonizadora Maripá, em janeiro de 1957, atendendo colonizadores e familiares, que deixaram estrutura e serviços de comunidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para desbravar e desenvolver o Oeste do Paraná.
Dr. Avelino foi prefeito do município de Toledo entre os anos de 1964 e 1968 e secretário municipal do Interior nos anos de 1989 e 1990, além de líder político atuante, com ações de grande repercussão na defesa dos interesses da população local e regional, em manifestações privadas e públicas, como no Programa “Tribuna sem máscara”, apresentado nas tardes de sábado, na Rádio Guaçu AM.
Como 1º e um dos mais atuantes médicos de Toledo ficou conhecido em toda a região pelo atendimento de pessoas carentes, inclusive em localidades do interior, declarações e posições políticas polêmicas e a defesa intransigente da medicina preventiva, com cuidados especiais na alimentação.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

Mais Destaques

Política

Brasil cai 17 posições em ranking global de corrupção

Esporte

ABATOL recebeu cartão Passe Atleta

Regional

Projeto-piloto da Caciopar dá novo impulso a SPCs de cidades do Oeste

Gente X Poder

Teto baixo ou teto ALTO?

Variedades e Gente

Ação Social promove Almoço Italiano

AgroGazeta

Frota dos Alimentos Coamo com nova plotagem é apresentado

Economia

Mais de mil contribuintes que aderiram ao Novo Refis estão irregulares

Cidade

Núcleo de Gastronomia se prepara para renovar selo de qualidade

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)