Cultura

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

| 05/12/2017 - 20:50

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Centenas de convidados, incluindo autoridades, lideranças, profissionais da medicina, dirigentes de entidades, amigos, familiares e admiradores da carreira e personalidade singulares do médico dr. Avelino Campagnolo, participaram da cerimônia de lançamento e sessão de autógrafos, dos 2º e 3º volumes da trilogia “O guerreiro solitário”, de sua autoria, na sexta-feira, 1º de dezembro, no Auditório do Colégio La Salle.
As duas novas obras, a exemplo da publicação anterior, resgatam a trajetória do médico, fundador e diretor do Hospital Dr. Campagnolo e ex-prefeito, Dr. Avelino, reproduzindo seus relatos, recordações e manifestações inéditas, além de depoimentos de autoridades e lideranças, sobre fatos e iniciativas que marcaram a história política e a própria evolução econômica, social e cultural de Toledo e região. O 1º volume foi lançado em 2016.
O organizador das obras, escritor Bruno Marcos Radunz, destacou durante a solenidade que o trabalho da equipe responsável pela trilogia “O guerreiro solitário”, iniciou há seis anos, com a gravação de depoimentos do personagem nas manhãs de domingo, produção e revisão de textos, seleção de fotografias, elaboração de projetos gráficos e finalmente a edição e impressão dos livros.
Segundo ele, foi uma honra muito grande haver sido convidado pelo Dr. Avelino para iniciar e coordenar as tarefas, que mais tarde passaram a contar com a participação do também médico Dr. Sérgio Avelino Campagnolo, filho do autor, e do escritor, poeta e jornalista Alberto Martins da Costa, além da colaboração de toda a família, amigos e autoridades da cidade e região. “São obras produzidas a oito mãos e muita colaboração”, observou Bruno.
Bruno é o fundador da Cadeira nº 04 e foi o 1º presidente da Academia de Letras de Toledo (ALT), dr.Sérgio é filho do personagem central da obra e Luiz Alberto fundador da Cadeira 05 e ex-1º e ex-2º vice-presidente da ALT e membro do Clube da Poesia de Toledo.
Dr. Avelino, também diretor proprietário das Rádios Guaçu AM, de Toledo, e Cristalina FM, de Nova Santa Rosa, é natural de Concórdia, em Santa Catarina, onde nasceu em 30 de maio de 1926, e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, em 1956
Em Toledo, iniciou as atividades profissionais no 1º hospital da cidade, a então Casa de Saúde de Toledo, pertencente à Colonizadora Maripá, em janeiro de 1957, atendendo colonizadores e familiares, que deixaram estrutura e serviços de comunidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para desbravar e desenvolver o Oeste do Paraná.
Dr. Avelino foi prefeito do município de Toledo entre os anos de 1964 e 1968 e secretário municipal do Interior nos anos de 1989 e 1990, além de líder político atuante, com ações de grande repercussão na defesa dos interesses da população local e regional, em manifestações privadas e públicas, como no Programa “Tribuna sem máscara”, apresentado nas tardes de sábado, na Rádio Guaçu AM.
Como 1º e um dos mais atuantes médicos de Toledo ficou conhecido em toda a região pelo atendimento de pessoas carentes, inclusive em localidades do interior, declarações e posições políticas polêmicas e a defesa intransigente da medicina preventiva, com cuidados especiais na alimentação.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Sarau Arte Livre une arte e solidariedade

Atrações estão sendo confirmadas para a Virada Cultural

Escola ArteMúsica promove Sarau Arte Livre

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Livraria Saber e suas opções variadas de artigos e presentes

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

Virada Cultural recebe centenas de inscrições

Comitiva Marca de Casco e um breve relato do tropeirismo

Espetáculo Aladdin acontece hoje no Teatro Municipal

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)