Cultura

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

| 04/12/2017 - 20:50

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

Boa notícia para os artistas e produtores que atuam nas áreas de artes cênicas e de música. Encontram-se abertos os editais do SESI para eventos culturais a serem realizados entre 2018 e 2019. Um desses editais objetiva selecionar espetáculos de Artes Cênicas e de Música para a realização de circulação nos teatros parceiros das secretarias municipais, fundações de cultura ou nas dependências dos auditórios e teatros das unidades do SESI no Paraná.
Os projetos voltados ao Teatro e à Música serão selecionados pelo Serviço Social da Indústria – SESI – para compor a programação do ano de 2018 e estão divididos entre dois grupos de apresentação. Os grupos atendem territórios diferentes do estado e um deles abrange a região que tem a cidade de Toledo como uma das contempladas. Além de Toledo, fazem parte do cronograma outros municípios da região Oeste, como Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Medianeira, Quedas do Iguaçu e Foz do Iguaçu.
Cada projeto selecionado poderá receber R$65.000,00 para sua circulação e entre os critérios de seleção estão a “Relevância conceitual e cultural” (conceitos que evidenciem a importância histórica, cultural e artística da proposta com referências culturais reconhecidas, originalidade da proposta, identidade do grupo ou artista nas obras) e “Contrapartida” (a troca de saberes e o compartilhar da experiência através de oficinas, contribuição do grupo nas formas de divulgação do espetáculo).
Os artistas e produtores culturais que desejam participar têm até o dia 19 de dezembro para efetivarem a inscrição de seus projetos pelo endereço http://www.sesipr.org.br/cultura/.
Na última sexta (01/12) encerraram-se as inscrições para a 7ª Virada Cultural e mesmo não tendo sido divulgado o resultado final da seleção, informações preliminares nos dão conta de que houveram algumas centenas de artistas inscritos.
O grande interesse pela participação no evento, demonstra que Toledo não só possui uma boa concentração de artistas, como tem também uma crescente produção no campo cultural. A Virada será constituída por uma série de atrações que dialogam com todos os públicos, visto que sua abrangência, no tocante às linguagens artísticas, é variada. Na programação estão inseridas apresentações de dança, teatro, música, arte circense, exposição de artesanato, artes plásticas e artes visuais, realização de sarau, manifestações folclóricas e tradicionalistas, intervenções de cultura urbana, além de um espaço que será montado no Parque do Povo para contemplar, entre outras vertentes, os adeptos da música eletrônica.
Além do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, os outros espaços que abrigarão a Virada Cultural de 2018 serão o Museu Histórico Willy Barth e o Parque Ecológico Diva Paim Barth. A grade da programação ainda está sendo definida, pois primeiro é necessário concluir o processo de seleção para montá-la. A Virada consiste na apresentação artístico-cultural, que deve ocorrer durante 24 horas ininterruptas, promovendo a democratização do acesso à cultura entre a população. Entretanto, como teremos poucas horas para que centenas de artistas se apresentem, nem todos conseguirão entrar na programação e por isso será necessária a realização de uma seleção, cujos critérios são, entre outros, o tempo mínimo de existência e atuação dos grupos, como bandas, companhias teatrais e grupos de dança, por exemplo.
A Virada Cultural acontecerá entre os dias 16 e 17 de dezembro e em breve publicaremos sua programação completa.
Fernando Baldi Braga

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Grande espetáculo de dança com o Ballet ArteMúsica será no domingo

Virada Cultural confirma uma das vocações de Toledo

Começa amanhã a 7ª Virada Cultural de Toledo

Livro resgata trajetória de Duílio Genari

Cultura disponibiliza diversos cursos gratuitos para 2018

Divulgadas atrações da Virada Cultural

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

Por que ela

Dica da Livraria Saber

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)