Cultura

Abertas inscrições para a Virada Cultural 2017

| 28/11/2017 - 20:50

Abertas inscrições para a Virada Cultural 2017

Nos aproximamos de um dos eventos mais aguardados pela população de Toledo, a Virada Cultural, que deve acontecer no próximo mês. Desde o ano de 2011 a cidade vive, sempre no segundo semestre, um período de efervescência cultural, com apresentações artísticas, disseminação de conhecimento, valorização de seus agentes de cultura e promoção da cidadania. Tudo isso fica a disposição dos moradores locais e dos visitantes que vêm em busca de bons momentos e diversão. Respiramos Cultura durante o evento que, chegando à sua 7ª edição, já foi incorporado ao calendário festivo de Toledo.
É uma oportunidade que as pessoas têm de aproveitar a iniciativa que visa a democratização do acesso à cultura, e que leva aos cidadãos diversas expressões artísticas e trabalhos apresentados por meio de intervenções urbanas e arquitetônicas, além de exibições de trabalhos musicais, de artes plásticas, de dança, de teatro, de artes circenses, de artes visuais e de outras linguagens.
As origens do evento
A Virada Cultural é um evento anual que acontece com o intuito de promover na cidade 24 horas ininterruptas de atrações culturais, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros. O evento foi promovido pela primeira vez no Brasil na cidade de São Paulo, em 2005, e essa ação pioneira serviu de inspiração para outros municípios, que passaram a reproduzi-la em diversos pontos do país.
Porém, antes de chegar a Toledo, a exemplo de diversas outras localidades brasileiras, a iniciativa percorreu uma distância bem maior do que São Paulo ao Paraná. A primeira experiência de se “distribuir” arte moderna entre a população ocorreu do outro lado do oceano Atlântico no ano de 2002. Há 15 anos, por sugestão do Secretário de Cultura de Paris, o prefeito da capital francesa criou um percurso artístico noturno voltado para a apresentação de artes contemporâneas, que perdurou até o dia seguinte. A ocasião foi batizada de “Noite Branca”, ou Nuit Blanche em francês, e logo se propagou para outras grandes cidades européias, que passaram a organizar suas próprias “noites brancas”.
Não tardou para a ideia chegar ao Brasil, onde foi rebatizada, apesar de manter sua essência original: a promoção, por 24 horas, de uma ressignificação dos espaços públicos por meio de atividades artísticas e do convite à população para que ocupe esses locais. Aqui passou a ser chamada de Virada Cultural porque passamos a “virada” de um dia para outro (ou viramos a noite) ocupando esses espaços durante o evento.
Em Toledo
A Virada Cultural de Toledo já foi realizada seis vezes, com versões mais ou menos curtas, que variaram de 24 horas a três dias de evento. Os locais de sua realização também variaram conforme a edição. Em 2017, a Virada está sendo programada para acontecer durante 24 horas, com atividades que devem ser desenvolvidas no Parque Ecológico “Diva Paim Barth”, no Museu Histórico de Toledo “Willy Barth” e no Parque do Povo “Luiz Cláudio Hoffmann”.
As celebrações às artes e a cultura está sendo organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e busca promover entre os dias 16 e 17 de dezembro atividades artístico-culturais, contemplando todas as linguagens, com a realização de diversos shows e eventos. Valorizar e incentivar a produção cultural local e regional. Visa também promover o intercâmbio entre artistas e grupos locais, bem como a democratização do acesso aos diversos espaços e apresentações culturais, de forma gratuita a toda população.
Os artistas e grupos culturais que desejem participar da Virada Cultural 2017 têm até o dia 01 de dezembro para fazer suas inscrições através do formulário disponível no endereço www.toledo.pr.gov.br/7viradacultural.
Quem quiser se apresentar no evento pode se inscrever individualmente, em dupla, em trio ou em grupo. Serão aceitas inscrições de todos os segmentos culturais, com tempo de duração entre 25 e 40 minutos. A Secretaria de Cultura oferecerá infra-estrutura de palco, iluminação e sonorização necessários para as apresentações, e além disso, os artistas poderão receber auxílio de custo, cujo valor será definido após procedimento licitatório, para participar da Virada.
Aproveitemos para divulgar aos familiares e amigos, além de outros artistas que possamos conhecer, essa oportunidade que o município está oferecendo para valorização das artes e dos agentes culturais locais. E que chegue a Virada para respirarmos Cultura por 24 horas!
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Sarau Arte Livre une arte e solidariedade

Atrações estão sendo confirmadas para a Virada Cultural

Escola ArteMúsica promove Sarau Arte Livre

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Livraria Saber e suas opções variadas de artigos e presentes

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

Virada Cultural recebe centenas de inscrições

Espetáculo Aladdin acontece hoje no Teatro Municipal

Alterado horário do Museu para o fim semana

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)