Cultura

ALT realiza premiação do “Concurso de Haicai de Toledo”

| 21/11/2017 - 20:50

ALT realiza premiação do “Concurso de Haicai de Toledo”

A Academia de Letras de Toledo – ALT – realizou, no último dia 09 de novembro, nas dependências do Centro Cultural Ondy Helio Niederauer, a entrega dos troféus, medalhas e certificados aos classificados no “1º Concurso de Haicai de Toledo - Kenzo Takemori” promovido pela instituição, estando também presentes à solenidade autoridades locais e descendentes do homenageado no concurso, Kenzo Takemori, primeiro japonês a fixar residência, com a família (esposa e filhos), em Toledo, em 1957.
Em seu discurso, a Presidente da ALT, Lucrecia Welter Ribeiro, idealizadora e coordenadora do projeto, falou de sua profunda alegria em poder cumprimentar os contemplados nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto, e disse que os aguarda inscritos na segunda edição do concurso, em 2018. Falou também do sucesso do concurso que, já em sua edição de estreia, transpôs as fronteiras do continente americano, alcançando os continentes europeu, africano e asiático, num total de nove países inscritos, graças ao apoio incondicional da Philos – Revista de Literatura da União Latina. Entre os premiados, há dois haicaístas romenos.
O mais importante para a Presidente é o fato de crianças, adolescentes e adultos de Toledo, que jamais sonharam pisar no palco para receber seu prêmio como autor de um haicai, terem sentido esse prazer. Um verdadeiro desafio, disse ela, acrescentando: “Bem haja a minha deferência e reconhecimento aos diretores das escolas particulares e públicas, bibliotecas e Centro da Juventude que abriram as portas para que a ALT ministrasse suas oficinas de Haicai. Não fosse isso, talvez não houvesse inscrições em Toledo nas categorias Juvenil e Infantil. Com os haveres de uns e de outros, estamos construindo um sólido patrimônio cultural, e projetando o nome da instituição e da cultura local para diversos pontos da terra, além de promover a integração dos novos escritores à classe literária desta cidade”.
“É consenso, a propósito, entre os que se dedicam à nossa instituição, que a luta para assegurar um lugar de destaque e prestígio no espaço educacional e pedagógico - como produto cultural - não é nada pequena. Mas, com bons projetos, e ricas propostas, os objetivos são alcançados. Como agora, em que a Academia de Letras de Toledo, que completou seis anos de instalação no último dia 29 de outubro, brindou o seu centésimo encontro, em junho passado, com o lançamento do concurso de haicai, e que tem como lema ‘Leitura gera humanidade’, está convicta de que seus propósitos estabelecidos foram superados”.
A Presidente Lucrecia Welter agradece aos inscritos, que confiaram seus textos à Revista Philos e à ALT. Agradece também às instituições parceiras: Clube da Poesia de Toledo; Unioeste - Campus Toledo; Prefeitura Municipal de Toledo, através de suas Secretarias da Cultura, da Educação e da Comunicação Social, em especial o estagiário Daniel Felipe da Silva pela arte do material de divulgação; Revista Philos, de Camaragibe - PE e da diagramadora Maus Hábitos, de Porto Portugal. Agradece ainda aos patrocinadores Sr. Laércio Borges dos Reis e Dr. Torao Takada, à comissão organizadora e à avaliadora do concurso, todos muito solícitos diante das necessidades e demandas.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Grande espetáculo de dança com o Ballet ArteMúsica será no domingo

Virada Cultural confirma uma das vocações de Toledo

Começa amanhã a 7ª Virada Cultural de Toledo

Livro resgata trajetória de Duílio Genari

Cultura disponibiliza diversos cursos gratuitos para 2018

Divulgadas atrações da Virada Cultural

Por que ela

Dica da Livraria Saber

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)