AgroGazeta

Potencial agroambiental do Brasil é ressaltado em painel na COP 23

| 17/11/2017 - 21:00

Um painel realizado nesta semana, no espaço Brasil na Conferência das Partes para Mudança do Clima (COP 23), em Bonn (Alemanha), discutiu a competitividade da agricultura de baixa emissão de carbono no país. Representantes de instituições brasileiras abordaram os avanços do Plano ABC e os desafios ainda encontrados para expansão e reconhecimento interno e externo.
O potencial do país em ser uma potência agroambiental foi destacado pelos participantes do painel organizado pela Centro de Estudo em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com eles, o Brasil tem tudo para ser reconhecido mundialmente pela sua capacidade de conciliar a produção agropecuária com a preservação do meio ambiente, contribuindo não apenas para baixa emissão de carbono, mas também para uma agricultura carbono negativo.
Avanços significativos já foram dados com o Plano ABC, Cadastro Ambiental Rural e o Código Florestal. Um exemplo é a adoção da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em 11,5 milhões de hectares, ultrapassando de maneira antecipada a meta voluntária estipulada pelo governo federal em 2009 para aumentar em 4 milhões a área com o sistema produtivo até 2020.
A Embrapa tem feito um esforço extremamente relevante. Na verdade a Embrapa é uma das razões do sucesso da agropecuária brasileira e precisa continuar contribuindo”, destacou o embaixador e presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), Roberto Jaguaribe.
Para o embaixador, o Brasil precisa estar ainda mais presente nas grandes discussões sobre a agricultura no mundo e mostrar sua capacidade de produção sustentável.
O pesquisador da Embrapa e presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF, uma parceria público privada para fomento dos sistemas integrados de produção agropecuária, Renato Rodrigues, destaca a vanguarda do Brasil na produção sustentável quando comparado a outros países produtores de alimentos no mundo.
Gabriel Faria (mtb 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

Exportações da agropecuária brasileira crescem 115% em novembro

CNA contesta decisão do Mapa sobre data da vacina contra aftosa

CPI da JBS aprova relatório que pede investigação de Janot e indiciamento de irmãos Batista

Ministro da Agricultura assina decreto que cria o Pronasolos

Diversificar para lucrar-família de Toledo ganha produzindo cucas.

O papel do solo para a produção mundial de alimentos será debatido no Brasil em 2018

Sicredi disponibiliza financiamento de seguro agrícola para associados

Apex-Brasil vai intensificar promoção do Agronegócio em 2018

Soja começa a morrer no sul do Paraguai

Argentina está “à espera de um milagre”

Mais Destaques

Cultura

Virada Cultural confirma uma das vocações de Toledo

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)