AgroGazeta

Defesa Civil amplia gerenciamento remoto de desastres

| 16/11/2017 - 21:00

Defesa Civil amplia gerenciamento remoto de desastres

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ampliou a cobertura das salas de videoconferência para monitoramento remoto de desastres. A partir de agora, mais quatro órgãos - o Simepar, o Comando Geral da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Gabinete de Gestão e Informação (GGI) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastre (Ceped) - estão integrados ao sistema remoto de gerenciamento de desastres. Além delas o sistema foi ampliado também para as estruturas móveis da Defesa Civil.

Com a ampliação, o Estado passa a contar com 20 unidades integradas. Todas as regionais já utilizam o sistema que faz parte do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) inaugurado em abril deste ano.

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Élio de Oliveira Manoel, com as salas de videoconferência o tempo de respostas no caso de desastres naturais será menor. “É um sistema que permite a tomada de decisões mais rápidas e otimiza os recursos do Estado. Todos as unidades estão integradas e podemos nos reunir, mesmo remotamente, a qualquer hora do dia”, explicou.

Conforme o coordenador do Ceger, tenente Anderson Gomes das Neves, as salas equipadas com tecnologias audiovisuais podem ser usadas tanto para reuniões emergenciais em casos de desastres quanto para encontros estratégicos e administrativos. “Já utilizamos para treinamentos de Defesa Civil e atendimento de ocorrências graves. Agora todo o Estado está integrado e vamos conseguir dar uma resposta melhor à população nos momentos críticos de Defesa Civil”, afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, destacou que as salas nos Comandos da PM e do Corpo de Bombeiros estão disponíveis também para uso de todas as unidades das corporações. “As salas estão abertas para o uso de todos”, disse.

O investimento para ampliar a cobertura foi de R$ 163 mil e ao todo o Estado aplicou R$ 505 mil no sistema e estrutura física.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

Exportações da agropecuária brasileira crescem 115% em novembro

CNA contesta decisão do Mapa sobre data da vacina contra aftosa

Ministro da Agricultura assina decreto que cria o Pronasolos

CPI da JBS aprova relatório que pede investigação de Janot e indiciamento de irmãos Batista

Diversificar para lucrar-família de Toledo ganha produzindo cucas.

O papel do solo para a produção mundial de alimentos será debatido no Brasil em 2018

Sicredi disponibiliza financiamento de seguro agrícola para associados

Apex-Brasil vai intensificar promoção do Agronegócio em 2018

Argentina está “à espera de um milagre”

A importância do cooperativismo

Mais Destaques

Cultura

Virada Cultural confirma uma das vocações de Toledo

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)