Cultura

Danças Urbanas e Contemporâneas se fortalecem em Toledo

| 10/11/2017 - 20:50

Danças Urbanas e Contemporâneas se fortalecem em Toledo

Diversos são os sentimentos que expressamos através das artes, seja para demonstrar nosso estado de espírito, nossa alegria e outras sensações, como descontentamento, bem-estar, dissabores ou bom humor. Isso ocorre na música, nas artes plásticas, nas artes visuais e também na dança. A linguagem corporal utilizada na dança age como canal para nossas manifestações, que são impulsionadas instintivamente sob variados ritmos. Mais que opção de lazer, ela é fonte de prazer e propicia o desenvolvimento da criatividade e pode ser utilizada também como forma de comunicação.
Sendo uma das linguagens artísticas de grande fecundidade em Toledo, a dança agrupa em seu entorno diversos artistas, coreógrafos, produtores, bailarinos e outros dançarinos que atuam na cidade. Com tamanha produtividade no cenário local, encontramos aqui projetos que se valem da dança para atender grupos de jovens em colégios, em projetos sociais e em espaços geridos pelo poder público. Trabalhos que envolvam a linguagem da dança e seus benefícios são desenvolvidos em Toledo pela 5ª Essência Fetter Company, coletivo que surgiu há 12 anos e se especializou em danças urbanas. As danças urbanas são marcadas pelas características próprias de um segmento cultural observado na contemporaneidade. Tal segmento contempla as artes visuais, a moda, a música e a dança, constituindo um universo singular, com identidade própria. A dança, nesse contexto, faz parte de um movimento conhecido como street dance, que em português tem como tradução literal “dança de rua”. Nos EUA, país onde se originou o estilo, o significado de street dance é diferente, pois é compreendido como “dança urbana” ou “dança do povo”, já que é algo que surgiu em meio a população, que veio de fora das academias tradicionais de dança. Embora suas raízes estejam na América do Norte, o estilo se subdivide em vários outros, que ganharam o mundo com seus movimentos fortes, sincronizados e por vezes coreografados. Entre alguns estão o Hip Hop, o Funk (que tem conceito diferente do difundido pelos bailes típicos do Rio de Janeiro), House Dance e o Break. Uma das características presentes no âmbito das danças urbanas está na promoção das chamadas “batalhas de dança”, em que os participantes se expressam de modo bem original.
Dentro desse conjunto de atrações, percebemos uma rica expressão artística, que em Toledo foi encampada com muita garra pela 5ª Essência Fetter Company. A Coordenadora da Companhia, Fernanda Fetter, atua em colégios estaduais e em outros espaços, promovendo as danças urbanas em vários pontos da cidade e interagindo com diversos públicos. Além da Fernanda, que é dançarina, professora e membro do Fórum de Dança de Toledo, outros adeptos da Cultura Urbana, se somam na construção desse cenário em Toledo, como James Matheus, Mário Kaxopa e Isaac Souza de Jesus, entre outros. Cada vez mais crescente em Toledo, as danças urbanas estarão no centro das atenções artísticas no próximo domingo (12/11), quando o trabalho da 5ª Essência será apresentado no Teatro Municipal. O 5ª Essência – Espetáculo de Danças Urbanas e Contemporâneas terá inicio às 20 horas e o público presente poderá conhecer, através da apresentação de 5 coreografias, a origem, história e trajetória do grupo. Cerca de 30 dançarinos, de várias idades, participarão do evento.
A responsável pela direção geral e artística do espetáculo é Fernanda Fetter. A sonoplastia fica por conta do Marco Aurelio Waschburguer. A edição musical é de B-Boy Green e a iluminação, de Márcio Franz. Ederson Silva, da Produtora Téssera, se encarrega da filmagem e da fotografia. Os responsáveis pelos ensaios são: B-Boy Green, Luna Fernandes, Leandro Júnior e Driele Rodrigues.
O ingresso custa apenas R$ 5,00 e pode ser adquirido na hora. Estão todos convidados!
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

AMOP lança projeto cultural para 54 cidades da região

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Mais Destaques

Política

PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase Lava Jato; sede do governo do Paraná é alvo de busca

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)