Cultura

Semana especial para a cultura brasileira

| 06/11/2017 - 20:50

A presente semana começou com uma data importante para a cultura brasileira, já que no domingo celebramos o Dia Nacional da Cultura. A data foi instituída em nosso calendário para festejarmos as manifestações culturais em todo território brasileiro, mas como nossa cultura é muito rica e diversificada, um único dia não nos permite tratar do assunto. Possuindo um conteúdo vasto, o tema rende muitas páginas e, portanto, estará presente nas edições que publicaremos ao longo da semana.
Mas por que iniciamos a semana com essa data especial? O Dia Nacional da Cultura foi instituído pela Lei nº 5.579, em 1970, para homenagear Ruy Barbosa, que nasceu em 05 de novembro de 1849. Orador, jurista, jornalista e abolicionista, Ruy Barbosa foi um dos intelectuais mais brilhantes de seu tempo. Ajudando a organizar a República, logo que esta nascera, deu grande contribuição ao Brasil, e obteve reconhecimento do mundo, notabilizou-se na II Conferência da Paz, pela defesa do princípio de igualdade entre s estados. Eminente estudioso da língua portuguesa, foi ele quem presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de seu fundador, Machado de Assis.
A homenagem é justa, já que ele representou a classe culta da sociedade brasileira sem deixar de preocupar-se com a parcela inculta da nação, que em sua época era formada por grande parte da população, que não tinha acesso à educação e ao letramento, como ocorre hoje. Sua preocupação com o desenvolvimento social da nação, associado ao trabalho incansável pela construção de um estado moderno fez dele um homem de princípios, e em meio aos seus ideais encontravam-se as culturas de todas as classes: a popular e a erudita.
As várias faces de uma nação podem ser evidenciadas nas formas como sua cultura se manifesta. No Brasil, devido ao seu tamanho continental, isso ganha proporções maiores. No lastro de nossa cultura estão as peculiaridades do idioma, sem equivalente nos outros países de língua portuguesa. Está o folclore, disperso de norte a sul e de leste a oeste, com características peculiares em cada localidade. Encontram-se os incontáveis pratos que compõem um cardápio rico, variado, e que recebe a cada dia novas receitas. Reside o resultado das contribuições recebidas pelos diversos povos que construíram, e continuam construindo, a sociedade brasileira.
No campo das artes dispomos de uma formidável coletânea de obras, feitas por artistas e artesãos, reproduzidas pelos jovens nas escolas e por talentosos criadores que atuam no mercado ou produzem por hobby. Temos um dos maiores capitais criativos, evidenciados na arquitetura, na publicidade, na engenharia e no design. Celebramos nos palcos, nos cavaletes, nos picadeiros, nos teatros, nas ruas e em outros espaços públicos, a nossa dança, o nosso canto, nossos desenhos, nossos sons, nossa ginga e nossas cores. O talento do artista brasileiro é reconhecido diante da plateia local e do mundo inteiro.
Esses são aspectos que marcam a cultura brasileira em qualquer lugar onde ela seja promovida e o cenário encontrado em Toledo acompanha essa vertente, sendo aqui um local de inúmeras apresentações artísticas e de grande circulação de produções locais e regionais. Como exemplo, podemos citar a agenda cultural do mês de novembro, que em um curto espaço de tempo tem em sua programação o Festival de Artes das Escolas Municipais, o Espetáculo de Dança Urbana e de Dança Contemporânea (promovido pela Cia 5ª Essência e pela CUFA), o Concerto das Rosas (espetáculo de cunho beneficente, voltado ao Hospital Bom Jesus), a premiação do concurso Literário de Haicai (realizado pela Academia de Letras de Toledo), o 3º Toledo em Dança, o Festival Jazz em Casa, o Encontro de Corais e o Recital da Casa da Cultura, para mencionarmos apenas algumas das atrações deste mês.
Tamanha é a manifestação cultural na cidade, que ela rende infindáveis matérias veiculadas diariamente nesta página da Cultura. Nas próximas edições retomaremos a temática e apresentaremos detalhadamente os eventos que estão por vir em nossa cidade.
Saudações a essa semana, que começou aclamando a cultura brasileira!
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Soma de esforços garante sucesso de evento voltado a dança

ALT realiza premiação do “Concurso de Haicai de Toledo”

Festival de Jazz e Blues estreia com sucesso e conquista o público em Toledo

Escola de Dança Paloma Orso participa do “3º Toledo em Dança”

“Festival Jazz em Casa” acontece hoje em Toledo

Escolas de dança se apresentam no “3º Toledo em Dança”

Escola de Artes presente no grande evento de dança

Mostra Itinerante e oficinas marcam o “3º Toledo em Dança”

3º Toledo em Dança agita a semana com oficinas e mostras de vários estilos

Recital será realizado amanhã no CEU das Artes

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)