Moda

O que são alimentos funcionais

| 03/11/2017 - 21:00

O que são alimentos funcionais

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.
Consumo de Alimentos Funcionais:
• É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3;
O consumidor deve também estar atento e procurar saber se o alimento que está comprando (referimo-nos àqueles processados pela indústria) teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias.
• Para que os resultados sejam eficazes, é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante;
• Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.
Lista de alimentos funcionais
Sardinha, sementes de chia, nozes - são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, combatem as inflamações e ajudam a melhorar as capacidades do cérebro.
Tomate, goiaba, melancia - têm grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a baixar o colesterol e a diminuir o risco de ter câncer na próstata.
Iogurte, kefir - alimentos com probióticos, que são bactérias boas que regulam o intestino evitando a prisão de ventre e prevenindo o aparecimento de câncer no cólon.
Milho, kiwi, abobrinha - ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes que evitam a degeneração macular e o aparecimento de cataratas.
Chá verde, uva roxa, vinho tinto - são alimentos com catequinas que ajudam a prevenir vários tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico.
Milho, soja - têm fitosteróis que são substâncias que ajudam a baixar o colesterol e a reduzir o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.
Farelo de cereais, maracujá, amêndoas com pele - alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino diminuindo as chances de ter câncer no cólon.
Além disso, as fibras ajudam a reduzir o colesterol por diminuírem a absorção de gorduras, a controlar a diabetes porque evitam que o açúcar suba rapidamente no sangue e a combater a obesidade pois diminuem o apetite.
Beleza que vejo
Olhar: Luiz Augusto Minguini Filho
Imagem do lago municipal de Toledo.
O Espaço BELEZA QUE VEJO foi criado para o leitor.
Aqui serão apresentadas as belezas da cidade através de fotos.
Mande para rosangelasilva.gazeta@gmail.com
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

Reiki – Tudo sobre benefícios, princípios e o que é?

Cabelos danificados por química? Vamos dar algumas dicas!!!

Empresária - Ivanete Regina Kochan Brusco

Duzani moda intimas Premium

Relevância da Consultoria e Coach Empresarial no Panorama Empreendedor

O seu estilo é você, faça sua tendência!!!

O que são alimentos funcionais

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)