Gente X Poder

Restaurantes populares à vista de seus gestores

| 03/11/2017 - 18:30

Toledo se orgulhava, pelo menos nos últimos 10 anos, de ser uma cidade em que, a qualidade de vida e de uma boa alimentação se refletia no IDH. Isso foi capaz acontecer por que foi implantando na gestão do José Carlos Schiavinatto os restaurantes populares que, diretamente saciava a fome dos mais necessitados com preços simbólicos. Para atender a essa demanda, implantou também a Cozinha Social tornando-se um prefeito que viu nesse canal de assistencialismo puro e simples uma política pública de assistência social que garantisse acesso a uma alimentação de qualidade às camadas mais carentes da população de Toledo.
Restaurantes populares à vista de seus gestores I
Lembro-me muito bem que à época, em que as refeições diárias produzidas e aquela cozinha social bem estruturada, com comidas balanceadas, uma panificadora e uma usina de beneficiamento de leite de soja, nos enchiam de orgulho, pois, se pensou num todo, daquele que precisava do alimento todos os dais e bem mais baratos aos que as produziam. Também me lembro que lá se aplicava e creio que ainda hoje se aplica, o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, além do PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar, provenientes da agricultura familiar, tudo produzido por cerca de 270 pequenos produtores de nosso rico setor agro, completando assim um ciclo de gestão de aproveitamento de nossa produção.
Restaurantes populares à vista de seus gestores II
Esse sincronismo de produção de alimentos saudáveis lá na roça, com destino certo à cozinha social que produz os alimentos com qualidade aferida pelos Ministérios da Saúde/educação e conselho municipal de saúde, que atende mais de 12 mil alunos das escolas municipais, as CRAS, as pastorais, entidades sociais, os mais de 4,5 cidadãos e cidadãs que comiam diariamente até 2016 nos restaurantes, merece mais atenção e preocupação de nossas atuais autoridades. Explico: Anunciamos aqui, extra-oficialmente nessa coluna de que o município planeja fechar o restaurante popular do Jardim Panorana II e também o da Boa Esperança.
Restaurantes populares à vista de seus gestores III
Caso isso venha se confirmar, será um desastre, um retrocesso de um projeto premiado em nível internacional implantado por Jose Carlos Schiavinato, projetado, aumentado e premiado na administração de Beto Lunitti e agora, Lucio de Marchi ao que parece quer dar fim aos restaurantes. Vejamos; Iniciou sua administração não reabrindo do Jardim Gisela, entregou o restaurante universitário a terceiros, pretende fechar mais dois pontos além de ter elevado os preços de R$ 2,5 até R$ 8,00. Tens alguma dúvida?
Restaurantes populares à vista de seus gestores
Se a atual gestão não enxerga a importância desse projeto, é no mínimo, preocupante, pois a Cozinha Social vai alem do objetivo de atender só os Restaurantes Populares. Se englobar todas as suas produções de atender as Escolas do perímetro urbano com merenda pronta, as escolas do interior e Cmeis da cidade e Interior com mercadorias secas - matéria prima- para ser feita no local de consumo, a Produção da excelente Panificadora,a da Usina de Soja, podemos dizer que essa nossa cozinha social é rentável para o Município e para a nossa economia.
Restaurantes populares à vista de seus gestores
Ganhar um Prêmio da Fundação Banco do Brasil, entre 1208 projetos a nível de Brasil, como modelo de Gestão Pública, ser reconhecido pela ONU, através da FAO em Dezembro de 2016 como modelo de Política Pública Segurança Alimentar e Nutricional isso foi um marco de investimento na melhoria de qualidade de vida através de boa alimentação, seja ela nos restaurantes populares, como nas escolas, nos projetos sociais como nos postos de saúde preventiva como propõe o Sisan , (Sistema Nacional Segurança Alimentar e Nutricional), que alicerce a Política Pública Segurança Alimentar e Nutricional desde 2012. Então, creio que, se o município está enterrando bons exemplos, vamos salvar de forma legal, com aquele que realmente desejam que o social seja feito na pratica e não no papo. Creio que, um prato de comida, vale muito mais que as pinturas em postes.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

O silêncio preocupante do "mosca".

Estradas do interior, simplesmente caóticas. É a vez de linha SP reclamar

Moradores de São Salvador pedem socorro. O asfalto de 3,5m casca de ovo, virou pedras.

“Tempo de casa”

Arrepiados

Novo Parque Industrial

Dia Mundial da Criatividade

Descaso do lixo em Toledo é grave

Vôos que não vêm!

Azul Linhas Aéreas irá atender Toledo

Mais Destaques

Cultura

ALT realiza premiação do “Concurso de Haicai de Toledo”

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)