Moda

Autoconhecimento nos traz maior assertividade?

| 20/10/2017 - 21:00

Autoconhecimento nos traz maior assertividade?

As pessoas hoje enfrentam muitas dificuldades, devido não se conhecerem e não saberem dos seus talentos e dos seus pontos limitantes. Por não conhecermos nossas tendências comportamentais, não desenvolvemos a consciência sobre como administrar e utilizar isso melhor e a nosso favor.
Dentre essas dificuldades destaco: “delegar adequadamente, ficar nervoso, falta de paciência, saber dizer não, ser muito crítico, estressa facilmente, ritmo de trabalho não compatível, procrastinação, dificuldade em terminar o que começa, em se relacionar com pessoas que tem personalidade diferente da sua, em dar mais atenção para as pessoas, etc. e tudo isso reflete para não dar os resultados que a pessoa deseja e que uma empresa precisa.
Outra situação que causa muita dúvida, é: “Será que estou no lugar certo? ”, se você já se sentiu assim, pode estar realizando algo que não tem haver com o seu perfil ou pode ser que precise apenas ajustar o modo de ver e agir. Mas, só alteramos algo quando conhecemos os dados suficientes.
Existem hoje, ferramentas no mercado que possibilitam realizar o mapeamento do perfil comportamental; e a partir dela você entenderá profundamente de seu perfil pessoal e saberá com mais propriedade como reage, como escolhe, como se relaciona, como lidera, etc. Ela mostrará com clareza o caminho para passar a ter mais resultados e não só isso, mas também, controle emocional, entre outros fatores relacionados a relacionamento interpessoal.
Para desenvolver, mudar ou transformar algo em você, é necessário que CONHEÇA E COMPREENDA SEU PADRÃO ATUAL a fundo para depois poder fazer as ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS, pois nem tudo precisa ser alterado.
Alguns comportamentos precisam apenas de AJUSTES e outros somente ser VALORIZADOS E POTENCIALIZADOS.
O que eu tenho visto na prática?
Separei três itens para exemplificar os ganhos:
Um dos ganhos mais impactantes após conhecer o seu perfil é a melhora no relacionamento com as outras pessoas - seus colaboradores, colegas ou em casa - pois passo a me comunicar de forma mais assertiva, entendendo o outro como ele é e não como eu gostaria que ele fosse. Pois, temos a tendência de projetar as nossas características no outro e criar expectativas em cima disso.
Você também terá mais subsídios para delegar, poderá ajustar a sua forma de agir com a forma que o outro espera (pela sua forma de enxergar o mundo), amplificando os seus resultados. Um perfil com alta DOMINÂNCIA, por exemplo, tem a tendência de ser enérgico, podendo passar a impressão de ríspido e autoritário, para uma pessoa com perfil de alta ESTABILIDADE.
O autoconhecimento possibilita ajustar as nossas expectativas, tomar decisões mais acertadas e congruentes com as suas características de personalidade. Por exemplo, uma pessoa com perfil de alta INFLUÊNCIA, precisa estar em meio as pessoas para se sentir energizado. Uma pessoa de ESTABILIDADE alta, prefere trabalhar concentrado e sem interrupções.
E nas palavras de quem já fez:
“Após a sessão devolutiva, obtive mais clareza e comecei a me auto observar, gerenciar as minhas emoções e aproveitar mais cada momento do dia, deixar passar o stress dos outros, rir mais, não ter o medo, mas sim tentar. E aos poucos estou fazendo o meu mundo mudar para melhor.” - Priscila Bonemberger.
Então, como podemos ver, autoconhecimento é o caminho para obtermos maior assertividade. E no final das contas você verá que “O seu jeito é o melhor jeito!”. Bastando somente corrigir seus pontos limitantes e aprimorar-se no que sabe fazer de melhor.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

Reiki – Tudo sobre benefícios, princípios e o que é?

Cabelos danificados por química? Vamos dar algumas dicas!!!

Empresária - Ivanete Regina Kochan Brusco

Duzani moda intimas Premium

Relevância da Consultoria e Coach Empresarial no Panorama Empreendedor

O seu estilo é você, faça sua tendência!!!

O que são alimentos funcionais

Mais Destaques

Cultura

ALT realiza premiação do “Concurso de Haicai de Toledo”

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)