Cultura

Com tinta e imaginação, a pintura expressa a emoção

| 17/10/2017 - 20:50

Com tinta e imaginação, a pintura expressa a emoção

Hoje é dia de celebrarmos um artista, que como os demais, utiliza seu dom para sensibilizar e despertar nas pessoas emoções e reflexões. Esse artista, que relembramos com respeito por seu trabalho, utiliza, além de suas habilidades, técnicas específicas para encher nossos olhos, com admiração ou espanto, com encantamento ou provocação, que nos são emitidos através de formas e ilustrações, coloridas ou monocromáticas. Já sabe de quem estamos falando? Se a descrição lhe remeteu a quem utiliza seu talento para produzir obras em superfícies variadas, com pincéis e tintas, acertou. Hoje (18/10) é o Dia do Pintor, artista que faz uso de matizes, tons e texturas para traçar e colorir figuras e desenhos que expressam sua criação, empregando sua sensibilidade, sua visão, seu raciocínio e sua emoção.
A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, o Evangelista, cujo dia para reverenciá-lo em nosso calendário está reservado em 18 de outubro. Sendo hoje o Dia de São Lucas, a data foi escolhida para também consagrar os Pintores, pois segundo a tradição bíblica, São Lucas é conhecido por ter pintado retratos de Jesus Cristo e Maria, razão pela qual é tido como o padroeiro dos pintores.
Entretanto, muito antes de São Lucas dar suas pinceladas, o ser humano já se dedicava à arte da pintura. Não se sabe exatamente quando surgiram as primeiras obras, mas o ofício remonta à Idade da Pedra. Habitando o interior de cavernas, os homens registravam em suas paredes algumas ações de seu cotidiano, valendo-se de tintas extraídas de frutos, ovos e sangue de animais. Com o passar do tempo gravuras e outras imagens foram sendo criadas pelas técnicas que continuam, ainda hoje sendo criadas e desenvolvidas. Encontramos entre os pintores uma vastidão de técnicas e estilos utilizados, fazendo dessa linguagem artística uma das mais difundidas ao longo da história da humanidade.
Para homenagear os artistas que se valem da criatividade e do talento, aliados a pincéis e tintas, para produzirem quadros e painéis em nossa cidade, retornamos ao Teatro Municipal de Toledo, que recebe em seu hall a exposição “O Ateliê Art-Tayaa vai ao Teatro”, da escritora, poeta e artista plástica Edy Braun. No espaço, montado com parte do acervo da pintora, os visitantes podem conferir a artista em ação, pintando ao vivo, diante do público. Como a mostra artística está em andamento nesse momento (ficará em exposição até o fim de outubro), aproveitamos para, na pessoa de Edy das Garças Braun, cumprimentar e parabenizar todos os artistas que se dedicam à pintura e ao ofício de ensinar essa arte.
Na tarde de ontem (17/10) encontramos uma turma de jovens aprendendo e contemplando o trabalho realizado durante a exposição “O Ateliê Art-Tayaa vai ao Teatro”. Tratava-se de um grupo de alunos da Professora Bruna Strelin, do SESC – Serviço Social do Comércio, entidade que oferece, entre outros, o curso de Desenho. Bruna nos esclarece a cerca das atividades, explicando que a entidade oferece todos os anos o curso de Desenho, para pessoas a partir dos 7 anos, que têm como opções turmas de manhã, a tarde e a noite. Ainda segundo a Professora, o curso é contínuo e nele os alunos podem aprender diversas técnicas de desenho e grafite. Pela manhã ela esteve visitando a exposição no hall do Teatro com uma turma de estudantes e retornou a tarde com outros de seus alunos para enriquecer o aprendizado dos jovens com os ensinamentos passados pela artista Edy Braun, proporcionando-lhes também a experiência de assistirem a pintora em ação, podendo perguntar e interagir com ela e com sua obra. “É uma ação que contribui para expansão do conhecimento sobre formas, sombra e perspectiva”, itens que integram o conteúdo das aulas ministradas pela Professora de Artes do SESC. Além disso, abrem-se a esses jovens também possibilidades de ampliação do senso crítico e de exercício da criatividade.
Registramos em nossa página da Cultura a importância da data e, principalmente, do trabalho realizado pelo artista lembrado no dia de hoje. Parabéns Pintor!!!
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Soma de esforços garante sucesso de evento voltado a dança

ALT realiza premiação do “Concurso de Haicai de Toledo”

Festival de Jazz e Blues estreia com sucesso e conquista o público em Toledo

Escola de Dança Paloma Orso participa do “3º Toledo em Dança”

“Festival Jazz em Casa” acontece hoje em Toledo

Escolas de dança se apresentam no “3º Toledo em Dança”

Mostra Itinerante e oficinas marcam o “3º Toledo em Dança”

Escola de Artes presente no grande evento de dança

3º Toledo em Dança agita a semana com oficinas e mostras de vários estilos

Recital será realizado amanhã no CEU das Artes

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)