Cultura

Conheça as 10 igrejas católicas que se tornaram atração turística no Brasil

| 13/10/2017 - 22:00

Conheça as 10 igrejas católicas que se tornaram atração turística no Brasil

Sendo fiel ou não, esses locais se tornaram um ponto de parada obrigatória, pois impressionam por sua grandiosidade e por carregar muita história.
Confira dez igrejas católicas que são muito populares e merecem ser inclusas na rota turística:Basílica Nossa Senhora da Aparecida
Conhecida internacionalmente por ser a segunda maior catedral do mundo, a Basílica de Nossa Senhora só perde em tamanho para a de São Pedro, no Vaticano. O imenso local foi inaugurado em 1972 e já recebeu visitas importantes, como a do papa João Paulo II e a do papa Francisco. Segundo informações da Via Lumina, loja de artigos religiosos, o local é o maior da América do Sul quando se trata de peregrinação religiosa, recebendo cerca de 10 milhões de visitantes por ano, e tem um espaço que capacita até 43 mil pessoas.
Além da imponente igreja, no complexo da basílica é possível encontrar uma praça de alimentação, uma feira com várias lojinhas de produtos religiosos e até um parque de diversões, como aqueles de praia. Todos os anos, principalmente no dia 12 outubro, muitos fiéis saem de São Paulo e caminham a pé até o local para demonstrar a fé que sentem na santa. Lá também há uma imensa rampa que liga a igreja antiga à nova e muitas pessoas a sobem de joelhos para pagar promessa. Igreja Nossa Senhora da Candelária
No centro da cidade do Rio de Janeiro encontra-se essa construção criada por volta de 1609 e que ainda chama atenção por possuir um estilo neoclássico. Em seu interior, o turista vai encontrar painéis representando personagens do Antigo Testamento, a Virgem Maria e as Sete Virtudes. No local, também fica o museu sacro, que conta com um arquivo cheio de documentos datados dos séculos 18 e 19.
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Em Ouro Preto, Minas Gerais, está mais uma opção de igreja antiga. De acordo com a Via Lumina, a construção com estilo barroco foi feita pelo pai Aleijadinho e concluída em 1746. A beleza do local é incontestável e o visitante ainda pode conhecer o Museu do Aleijadinho, que funciona na sala da cripta e na sacristia.Igreja Matriz de São Pedro
O local se destaca como um dos principais pontos turísticos da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O belo local foi construído com pedras basálticas, e os vitrais formam imagens que representam a passagem do apóstolo Pedro ao lado de Jesus. Outro atrativo é que na frente da igreja é possível encontrar estátuas dos 12 apóstolos.
Catedral Metropolitana de Brasília
Com arquitetura moderna, esse local foi projetado por ninguém mais, ninguém menos que Oscar Niemeyer. É considerada a principal igreja de Brasília, foi fundada em 1970 e, em 1990, declarada monumento histórico e artístico do país. A atração abriga até quatro mil pessoas e impressiona por possuir do lado de dentro enormes anjos de bronze e painéis da via sacra, pintados por Di Cavalcanti.Catedral da Sé
Bem no centro de São Paulo, na movimentada Praça da Sé, está essa popular catedral. A construção é de 1591, mas de lá para cá passou por várias reformas. O local tem capacidade para oito mil pessoas e ainda possui uma cripta aberta para visitação.
Igreja São Francisco da Penitência
O local está na lista das mais belas igrejas do país. Para se ter uma ideia, o interior da igreja é revestido de ornamentos de ouro, dando um toque de beleza e brilho especial. Situada no Rio de Janeiro, a igrejinha comporta apenas 66 pessoas. O detalhe mais curioso é que no altar as imagens de São Francisco de Assis e do Cristo Seráfico dão a sensação de que estão se movendo, algo que impressiona os visitantes.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
O santo padroeiro dos baianos foi a inspiração para o nome dessa popular igreja de Salvador. Ela começou a ser erguida em 1745, ano em que, de acordo com informações da Via Lumina, chegaram de Portugal as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Uma das tradições mais conhecidas é a Lavagem do Bonfim, que acontece na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Nesse dia, as baianas utilizam água de cheiro para limpar as escadarias da igreja, uma multidão acompanha esse animado ritual e claro que isso termina em muita festa.
Igreja São Francisco de Assis
Fundada em 1943, a igreja, do jovem santo que largou tudo para viver uma vida missionária, está localizada na capital mineira. O local é simples, assim como Francisco era, e tem capacidade para 200 pessoas. Lá, acontecem muitas tradições religiosas e culturais, principalmente na Semana Santa. Na quinta-feira Santa, por exemplo, é realizada a tradicional missa de Lava-pés, que simboliza a noite em que Jesus teve essa humildade atitude para passar uma mensagem aos discípulos.
Basílica Santo Antônio do Embaré
A última da lista das igrejas católicas mais populares fica em Santos, litoral do Estado de São Paulo. Comparado ao ano de construção das outras igrejas, essa é bem recente, fundada em 1948. Em 1952, foi reconhecida como basílica pelo Papa Pio XII. Uma curiosidade é que é permitido acender velas eletrônicas dentro da igreja, pois todas as imagens de santos são feitas de madeira.
Fonte: Turismo - iG @ http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2017-10-09/igrejas-catolicas-turisticas.html

Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

AMOP lança projeto cultural para 54 cidades da região

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Mais Destaques

Política

PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase Lava Jato; sede do governo do Paraná é alvo de busca

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)