Cultura

Festival “Curta Toledo” será lançado no fim de semana

| 13/10/2017 - 20:50

Festival “Curta Toledo” será lançado no fim de semana

Com encerramento das inscrições neste sábado (14/10) e lançamento oficial no domingo (15/10), o 4° Festival de Curta-Metragem de Toledo – “Curta Toledo” acontece em três etapas. A primeira etapa da atração cinematográfica, que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação, diz respeito às inscrições, que foram abertas no dia 02 do corrente mês e serão encerradas neste sábado. A segunda etapa será marcada pelo lançamento do Festival, a ser realizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, às 19h e 30min, com diversas atrações artísticas. Na ocasião serão realizados os sorteios dos temas para os grupos inscritos (os representantes de cada equipe inscrita receberão a temática do curta-metragem que deverá produzir).
Após o lançamento do Festival, segue-se o período destinado às produções cinematográficas, de 16 a 31 de outubro, que deverão ser realizadas pelos participantes e não poderá ultrapassar a duração de 5 minutos (o que as caracteriza como curtas-metragens). Podem se inscrever pessoas de todo o país e os participantes devem estar divididos em grupos, com no máximo vinte integrantes.
O Festival “Curta Toledo” está dividido em quatro esferas de disputa: Categoria Profissional, Categoria Profissional Região Oeste do Paraná, Categoria Amador e Categoria Voto Popular. A competição terá um limite de 30 equipes para as categorias profissionais (a inscrição na Categoria Profissional Regional estará automaticamente participando da esfera nacional) e 30 equipes para a Amador.
Todas as produções devem preencher alguns requisitos, como possuir roteiro, produção, filmagem e edição seguindo o tema proposto através do sorteio. Esses trabalhos serão avaliados pelos seguintes itens: Direção, Trilha Sonora, Roteiro, Fotografia, Maquiagem e Figurino, Criatividade, e Adaptação ao tema proposto.
A exibição pública dos filmes em competição será realizada no dia 19 de novembro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e em mídias especialmente definidas para essa finalidade. Após as produções se tornarem de conhecimento do público, virá a terceira e última etapa do “Curta Toledo”, com a Cerimônia de encerramento a ser realizada no Teatro Municipal, no dia 3 de dezembro, às 19h, com a entrega dos prêmios aos vencedores. Os prêmios variam de troféus e quantias em dinheiro, que vão de R$ 500 a R$ 3.000.
A edição do Festival Curta Toledo 2017 é mais um evento que valoriza a produção áudio-visual, cuja cadeia produtiva incrementa a chamada Economia Criativa.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

AMOP lança projeto cultural para 54 cidades da região

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Mais Destaques

Política

PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase Lava Jato; sede do governo do Paraná é alvo de busca

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)