Cultura

Hoje é o Dia Nacional da Leitura, hábito a ser incentivado e difundido

| 11/10/2017 - 21:00

Hoje é o Dia Nacional da Leitura, hábito a ser incentivado e difundido

Hoje é um dia especial, que marca nosso calendário com festas, atrações infantis, peregrinações e comemorações país afora. O dia 12 de outubro é uma data tradicional em nosso calendário e nos reserva um dos principais feriados brasileiros. Comemorado pelas crianças, celebrado pela Igreja Católica e aguardado pelos lojistas, a data nos remete todos os anos ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e ao Dia das Crianças. Entretanto, apesar de passar despercebido por parte da população, outro marco se soma ao feriado religioso e a homenagem às crianças, assinalando o dia de hoje como uma data especial.
Por ter sido introduzido recentemente em nosso calendário, muitos brasileiros ainda não se habituaram com a celebração do Dia Nacional da Leitura, que divide seu momento de comemorações com a Padroeira e com as crianças. O feriado religioso foi decretado pela Lei nº 6.802, de junho de 1980, ao passo que o Dia das Crianças, advém de um ato mais remoto, criado pelo Decreto nº 4867, de novembro de 1924. Já o Dia Nacional da Leitura foi instituído pela Lei nº 11.899, de janeiro de 2009, e sua efemeridade o torna pouco conhecido.
É necessário destacar, entretanto, que o hábito da leitura no país é fundamental no processo de formação do indivíduo e de inclusão sociocultural, conferindo à leitura um papel importante, em especial entre os mais jovens. Por isso o dia em que homenageamos as crianças foi escolhido para consagrar a leitura, propondo-nos a reflexão sobre a importância de incentivarmos a leitura desde a infância.
Despertar nas crianças o interesse pelos livros e o gosto pela leitura se faz imprescindível para o desenvolvimento de qualquer nação e em diversas localidades do país observamos iniciativas que contemplem e disseminem o hábito de ler, seja entre os pequeninos ou a população em geral. Aqui em Toledo, por exemplo, verificamos algumas ações que vão de encontro ao fortalecimento da leitura como hábito entre seus moradores. Temos milhares de leitores, que mensalmente movimentam milhares de títulos nos espaços de leitura do município. A rede de espaços de leitura é ampla e abrange as bibliotecas das escolas, os Pontos de Leitura do Terminal Rodoviário e da Unidade Social São Francisco, além da Biblioteca Pública Municipal, localizada no Centro Cultural Oscar Silva, e da Biblioteca Pública da Vila Pioneiro, localizada no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Janice Aparecida de Souza Salvador, os expressivos números relacionados à leitura em Toledo são levantados mensalmente através de estatísticas geradas pela gestão pública. A Secretária informou a nossa reportagem que no mês de setembro foram realizados 2704 empréstimos de livros no município, houveram 701 acessos a internet nos tele-centros das bibliotecas e realizou-se o cadastro de 84 novos leitores na rede de espaços de leitura, freqüentado por 2232 leitores.
Ainda segundo Janice Salvador, de janeiro a setembro de 2017 foram realizados 16234 empréstimos de livros somente na Biblioteca do Centro Cultural Oscar Silva. A Secretária de Educação também ressaltou que em Toledo há um Ponto de Leitura em frente a Indústria Prati-Donaduzi e outro em frente a Unidade da BRF, e que ambos vão passar por revitalização e implementação de seus acervos, como “parte do trabalho que a prefeitura faz por entender a leitura como algo importante para os moradores e, principalmente, para nossas crianças”.
Durante uma visita que a Gazeta de Toledo fez ontem a Biblioteca Pública Municipal, fomos recebidos pela Assistente em Biblioterca, Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto, e encontramos o jovem Emanuel Felipe dos Santos, de 13 anos, que está cursando o 7º ano do Colégio Estadual João Cândido Ferreira. Ele nos conta que é freqüentador habitual do espaço de leitura e que todas as semanas passa pelo local, onde aproveita para se dedicar a leitura de livros e gibis.
Que o exemplo dado pelo jovem Emanuel sirva para que tantos outros jovens possam se espelhar e entender a relevância da leitura, que aumenta nosso conhecimento, nos abre caminhos e nos engrandece.
Fernando Baldi Braga

Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

Mais Destaques

AgroGazeta

Frota dos Alimentos Coamo com nova plotagem é apresentado

Geral

Cresce abertura de novas empresas no Brasil

Economia

Mais de mil contribuintes que aderiram ao Novo Refis estão irregulares

Variedades e Gente

Ação Social promove Almoço Italiano

Regional

Projeto-piloto da Caciopar dá novo impulso a SPCs de cidades do Oeste

Política

Brasil cai 17 posições em ranking global de corrupção

Gente X Poder

Teto baixo ou teto ALTO?

Cidade

Núcleo de Gastronomia se prepara para renovar selo de qualidade

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)