Cidade

Seminário na Fiep debate desafios e oportunidades da logística reversa no Paraná

| 11/10/2017 - 20:30

Seminário na Fiep debate desafios e oportunidades da logística reversa no Paraná

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, no próximo dia 18, em Curitiba, o 1º Seminário Paranaense de Logística Reversa. O evento vai apresentar o status da implementação dessa prática no Estado, além de casos concretos já implantados por indústrias ou setores para a correta destinação de resíduos pós-consumo. O seminário tem como correalizadores a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Paraná (Sinqfar/PR).
Instituída pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa consiste na implantação de ações para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para uma destinação ambientalmente adequada. A PNRS considera que fabricantes, comerciantes, importadores, distribuidores, consumidores e o poder público têm responsabilidade compartilhada nesse processo.
No Paraná, o setor industrial tem se debruçado sobre esse tema desde 2012. Naquele ano, por articulação da Fiep, sindicatos empresariais ligados a diferentes cadeias produtivas assinaram termos de compromisso com a Sema, iniciando as discussões para a elaboração de planos de logística reversa no Estado. Desde então, vários setores avançaram nesse processo, com iniciativas concretas já em andamento. Uma das mais recentes, lançada no último mês de julho, foi a criação do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), que vai atuar principalmente para a o correto descarte ou reutilização de embalagens das indústrias de alimentos.
Durante o seminário, serão debatidos os desafios e as oportunidades que a exigência da logística reversa traz para a indústria, além dos aspectos ambientais, econômicos, sociais e legais envolvidos nessa prática. Também serão apresentados casos práticos já implantados por indústrias ou setores para a destinação de resíduos pós-consumo, como medicamentos, embalagens de bebidas, filtros automotivos e compósitos, entre outros.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Campanha do Florir Toledo visa arrecadar papéis em troca de doação de mudas

ANS suspende a comercialização de planos de saúde da UNIMED

Atrações natalinas iniciam no dia 14 de dezembro em Toledo

Descarte correto do óleo de cozinha é regulamentado no Paraná

Cejus aumentam mais de 20% o número de atendimentos neste ano

Projeto com detentos do Paraná conquista Prêmio Innovare 2017

Núcleo do Jd Porto Alegre doa chocolates à Casa de Maria

Fiep se posiciona contrária à aprovação da PEC 37/2007

Afertol realizou assembleia e tem nova diretoria

Sicredi conquista Prêmio Relatório Bancário 2017

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)