Cultura

Comissão aprova indicação para Agência Nacional do Cinema

| 10/10/2017 - 20:00

Comissão aprova indicação para Agência Nacional do Cinema

Notícia que nos chega de Brasília dão conta de que ontem (10/10) a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou por unanimidade a indicação de Christian de Castro para o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Após ser sabatinado pelos senadores, na manhã de ontem, o indicado Castro recebeu 19 votos favoráveis. Sua indicação segue agora para avaliação do Plenário da Casa.
Há 18 anos no mercado do audiovisual, Christian de Castro Oliveira foi sócio de consultoria especializada em economia criativa, empreendedorismo e capital de investimento no desenvolvimento de serviços relacionados à modelagem de negócios, estruturação financeira, planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos, gestão para empresas, especialmente para o setor de entretenimento, mídia e audiovisual.
A escolha de um indicado com o perfil de Christian Oliveira culmina com os esforços feitos pela atual gestão de Sérgio Sá Leitão, que ao assumir o cargo de Ministro da Cultura (MinC), enfatizou que faria no ministério um trabalho voltado para a compreensão da cultura como vetor econômico, capaz de gerar emprego e renda. A perspectiva do ministro é de que a Economia Criativa entre na agenda do Ministério da Cultura e seus esforços caminham nesse sentido. Já noticiamos outras vezes aqui, na Gazeta de Toledo, a importância da Economia Criativa, e o assunto voltou ontem à pauta do MinC, demonstrando o quanto é necessário que no país sejam efetivadas políticas públicas que abranjam a cultura pelas dimensões simbólica, cidadã e econômica.
Nesse sentido temos o posicionamento de Christian Oliveira, que afirmou ser indiscutível a importância estratégica e econômica da ANCINE para o Brasil e destacou que, apesar da crise financeira, o setor de audiovisual vive um cenário de crescimento de 9% ao ano, impulsionado, especialmente, pelas obras seriadas e não seriadas de TV e pelo aumento do cinema nacional nas telas. “Os números são muito relevantes e isso é demonstrado na participação do audiovisual brasileiro no PIB (Produto Interno Bruto), que chegou em 2016 a 0,46% do (PIB) nacional, maior que o da indústria farmacêutica”, salientou Christian.
Fernado Baldi Braga
Aniversariantes do dia
Tom Zé – Compositor, cantor e arranjador, considerado um dos artistas mais originais da MPB (81 anos)
Lobão – Cantor, compositor, escritor e apresentador de TV (60 anos)
Jorge Vercillo – Cantor, violinista e compositor brasileiro 3 vezes indicado ao Grammy Latino (49 anos)
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

A dança e suas linguagens serão atrações de evento em Toledo

Com tinta e imaginação, a pintura expressa a emoção

Daqui um mês apreciadores do Jazz serão surpreendidos em Toledo

“Curta Toledo” é lançado oficialmente e sorteia temas para os participantes

Público assiste, admirado, artista pintando ao vivo no Teatro Municipal

Colégio Dario Vellozo realiza hoje 2º CINE ARTE

Conheça as 10 igrejas católicas que se tornaram atração turística no Brasil

Festival “Curta Toledo” será lançado no fim de semana

Produção brasileira de filmes está em alta

Hoje é o Dia Nacional da Leitura, hábito a ser incentivado e difundido

Mais Destaques

Cidade

Conselho Regional de Enfermagem do Paraná adota medidas judiciais contra médico de Toledo

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)