Cultura

Comissão aprova indicação para Agência Nacional do Cinema

| 10/10/2017 - 20:00

Comissão aprova indicação para Agência Nacional do Cinema

Notícia que nos chega de Brasília dão conta de que ontem (10/10) a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou por unanimidade a indicação de Christian de Castro para o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Após ser sabatinado pelos senadores, na manhã de ontem, o indicado Castro recebeu 19 votos favoráveis. Sua indicação segue agora para avaliação do Plenário da Casa.
Há 18 anos no mercado do audiovisual, Christian de Castro Oliveira foi sócio de consultoria especializada em economia criativa, empreendedorismo e capital de investimento no desenvolvimento de serviços relacionados à modelagem de negócios, estruturação financeira, planejamento estratégico, desenvolvimento de projetos, gestão para empresas, especialmente para o setor de entretenimento, mídia e audiovisual.
A escolha de um indicado com o perfil de Christian Oliveira culmina com os esforços feitos pela atual gestão de Sérgio Sá Leitão, que ao assumir o cargo de Ministro da Cultura (MinC), enfatizou que faria no ministério um trabalho voltado para a compreensão da cultura como vetor econômico, capaz de gerar emprego e renda. A perspectiva do ministro é de que a Economia Criativa entre na agenda do Ministério da Cultura e seus esforços caminham nesse sentido. Já noticiamos outras vezes aqui, na Gazeta de Toledo, a importância da Economia Criativa, e o assunto voltou ontem à pauta do MinC, demonstrando o quanto é necessário que no país sejam efetivadas políticas públicas que abranjam a cultura pelas dimensões simbólica, cidadã e econômica.
Nesse sentido temos o posicionamento de Christian Oliveira, que afirmou ser indiscutível a importância estratégica e econômica da ANCINE para o Brasil e destacou que, apesar da crise financeira, o setor de audiovisual vive um cenário de crescimento de 9% ao ano, impulsionado, especialmente, pelas obras seriadas e não seriadas de TV e pelo aumento do cinema nacional nas telas. “Os números são muito relevantes e isso é demonstrado na participação do audiovisual brasileiro no PIB (Produto Interno Bruto), que chegou em 2016 a 0,46% do (PIB) nacional, maior que o da indústria farmacêutica”, salientou Christian.
Fernado Baldi Braga
Aniversariantes do dia
Tom Zé – Compositor, cantor e arranjador, considerado um dos artistas mais originais da MPB (81 anos)
Lobão – Cantor, compositor, escritor e apresentador de TV (60 anos)
Jorge Vercillo – Cantor, violinista e compositor brasileiro 3 vezes indicado ao Grammy Latino (49 anos)
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

Com o samba ele conquistou o Brasil

“Modernizar o passado é uma evolução musical”

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)