Cultura

Teatro Municipal recebe artista, ateliê e exposição

| 06/10/2017 - 20:00

Teatro Municipal recebe artista, ateliê e exposição

Na última quinta-feira (05/10), tivemos mais uma noite encantadora em Toledo, que nos foi oportunizada pela abertura da exposição de artes de uma consagrada artista local. A escritora, poeta e artista plástica Edy Braun organizou mais uma exposição de seus trabalhos ao público. Dessa vez, entretanto, sua obra está sendo exibida de uma maneira peculiar. Sua nova exposição, intitulada “O Ateliê Art-Tayaa vai ao Teatro”, possui um viés único e inusitado.
A artista levou ao Teatro Municipal não apenas quadros, pinturas e outras das obras que assina, como também estará presente em seu hall de entrada pintando na presença dos visitantes. Há tempos os apreciadores de sua arte ansiavam por vê-la em ação, pintando ao vivo, e por isso ela decidiu se apresentar com seu ateliê. Quem passar pelo Hall do Teatro, até o dia 30 de outubro, poderá conferir a exposição que contém dezenas de imagens produzidas pela artista plástica e outras obras que envolvem suas pinturas. Vale lembrar que os dias e os horários em que o público poderá prestigiar sua produção em tempo real serão às segundas-feiras, das 9h às 10h, e às sextas-feiras, das 15h às 16h.
Edy Braun recebeu nossa reportagem durante sua Vernissage e nos explicou que esse é um trabalho concebido para atender às pessoas que conhecem sua obra e que gostariam de vê-la pintando, e não somente admirar seus quadros depois de prontos. Movido por esse desejo, “O Ateliê vai ao Teatro” foi idealizado e de prontidão recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A Diretora do Departamento de Cultura, Magda Ritter, esteve presente na inauguração da mostra e disse que é eventos como esse são sempre bem-vindos e podem contar com a parceria do Município. Entre os representantes do poder público também estiveram presentes Natália Vendruscolo, que atua no CEU das Artes e no Teatro Municipal, e Ricardo Santos, Coordenador de Eventos da Secretaria da Cultura. Outro destaque foi Marco Aurélio Waschburguer, que esteve à frente da sonorização, proporcionando uma noite animada às pessoas que estiveram presentes conferindo os detalhes e a riqueza artística das obras expostas.
Pelo Hall do Teatro passaram diversos convidados da conceituada artista Edy Braun e entre eles estiveram alguns de seus ex-alunos, professores, modelos, artistas, escritores e membros do Clube da Poesia e da Academia de Letras de Toledo. Aos seus convidados foi servido um delicioso coquetel e durante seu acontecimento, Edy se dirigiu aos presentes lembrando que “a finalidade principal da arte é o contato, é a presença. Se perder isso, perde-se a arte”. Ela ressaltou que “o lado humano precisa ser preservado, precisa ser cultivado. O afeto, o olhar e o contato precisam disso, pois a arte é o contato, é a presença”. Em sua reflexão, a artista plástica observou que “nesse período em que a violência, a descrença, o desencanto, o abandono, a exploração humana está no auge, a arte precisa voltar pra fazer o papel dela, que é promover em nós a capacidade de nos reencontrarmos”.
O que todos os visitantes encontram ao passar pela Exposição “O Ateliê Art-Tayaa vai ao Teatro” são coleções diferenciadas, feitas com técnica diferentes, pois a ideia da autora dos trabalhos é mostrar a multiplicidade das obras. Estão expostas obras resultantes de 15 técnicas diferentes, com materiais e idéias diferentes, que vão desde o estilo tradicional de pintura, como cópias de fotografias antigas da cidade, até estilos abstratos. Edy Braun nos conta que “a ideia é mostrar a variedade, porque se trouxesse uma coleção só, as pessoas não teriam o ‘choque’ com da diferença”. Apontando para suas obras, a artista explicava cada um dos estilos e técnicas utilizadas: “Aqui temos o traçado, o esponjado, o desenhado, o relevo, tem massa acrílica e espatulada com tinta, com massa acrílica”. Ao mostrar o televisor que transmite imagens de alguns de seus momentos de produção, Edy indica para um dos vídeos e revela uma curiosidade: “a técnica do ‘espatulado’ já existia, não fui eu que inventei, mas a ideia de fazê-lo com massa acrílica é minha. As pessoas usam tinta óleo, que leva meses pra secar, e com o material que uso, seca de imediato”.
Sobre a origem do curioso nome que ela deu à exposição, a artista explica que se trata de uma homenagem. “Ao casar, na minha época éramos obrigadas a usar o sobrenome do marido e assim perdíamos nossa identidade... sou descendente de italianos, mas carrego o sobrenome que herdei ao me casar (e que não é italiano). O resgate de minha identidade me remete ao passado e faz-me lembrar de uma das expressões mais lindas que já ouvi: ‘taia’. Minha vó dizia assim: - Deixe que a vovó vai ‘taiar’ para você. Ela dizia isso e pegava o fio de linha e cortava a polenta quente. É uma homenagem à italianada e à minha vó. ‘Taiar’ em italiano é cortar, cortar fino. Significa cortar com jeito, com modos, delicadamente”.
Registramos em nossa página de cultura, que uma das mais belas exposições de artes plásticas desse ano está a espera para ser visitada e contemplada. “O Ateliê Art-Tayaa vai ao Teatro” ficará com suas obras expostas a todos os visitantes, com entrada gratuita, no Hall do Teatro Municipal até o final desse mês.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Sarau Arte Livre une arte e solidariedade

Atrações estão sendo confirmadas para a Virada Cultural

Escola ArteMúsica promove Sarau Arte Livre

Livraria Saber e suas opções variadas de artigos e presentes

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

Virada Cultural recebe centenas de inscrições

Espetáculo Aladdin acontece hoje no Teatro Municipal

Alterado horário do Museu para o fim semana

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)