Cultura

Grande final do FERMOP será hoje no Teatro de Toledo

| 05/10/2017 - 20:50

Grande final do FERMOP será amanhã no Teatro de Toledo

Toledo sediará hoje (06/10), no Teatro Municipal, um evento que marca a grande final de uma das mais tradicionais festividades musicais da região. Trata-se do Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná, mais conhecido como FERMOP, que é realizado anualmente em diferentes cidades. Em 2017 o FERMOP chega a sua 12ª edição e assim como nos anos anteriores teve seu calendário programado para passar por distintas cidades do Oeste Paranaense. Seguindo os critérios de rotatividade que caracterizam o Festival, a cada ano são escolhidas cidades diferentes por onde suas etapas serão realizadas e nesse ano o FERMOP teve suas etapas classificatórias realizadas em Itaipulândia, no dia 12/08, em Ubiratã, no dia 15/09, em Mercedes, no dia 22/09, e em Capitão Leônidas Marques, no dia 29/09.
O FERMOP é realizado por iniciativa da AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – e conta com o patrocínio da Itaipu Binacional. Ao todo 52 são os municípios que constituem a AMOP e por isso os artistas residentes em quaisquer dessas cidades poderiam participar do Festival, que está dividido em quatro categorias: Popular, Sertaneja, Gospel e Kids.
De acordo com a AMOP, esse é o maior festival de música do Paraná, que reuniu nas 11 edições anteriores, um público superior a 150 mil pessoas e nele já se apresentaram mais de 300 calouros. Iniciado em 2006 apenas com as categorias Popular e Sertaneja, incorporou em 2011 a categoria Gospel e em 2016 a categoria Kids, voltada aos participantes infanto-juvenis. O evento já pagou mais de R$ 140 mil em dinheiro e troféus e, a partir de 2015, passou a gravar um DVD com os finalistas.
A Diretora de Cultura do Município de Toledo, Magda Ritter, diz que os gestores culturais de nossa cidade sentem-se lisonjeados em receber aqui um evento tão especial como a final do FERMOP. Ela comenta que, além de gratificante, é também muito importante para o desenvolvimento cultural de Toledo ser a cidade-sede desse espetáculo. E por fim, ela lembra que haverá uma premiação especial para a mais animada das torcidas que para cá vierem acompanhando seus representantes. Ao todo foram classificados para a final competidores que representarão 23 cidades do Oeste, além de Toledo.
Cada uma dessas cidades poderá vir acompanhada por uma caravana disposta a concorrer com o prêmio de melhor e mais animada torcida, e por isso devemos receber no Teatro Municipal várias pessoas muito animadas.
Como Toledo é a cidade escolhida para sediar a final, o regulamento do FERMOP prevê que estão automaticamente classificados para a final os ganhadores dos Festivais realizados anteriormente na cidade. Portanto, os vencedores do Festival de Música Gospel, ocorrido em junho, e os vencedores do FESTIN – Festival de Inverno –, que aconteceu em julho, estarão entre os representantes toledanos que concorrerão às premiações do FERMOP.
Além de Toledo, estarão representadas, através de seus cantores, as cidades de Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Foz do Iguaçu, Guaíra, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Tupãssi, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste.
Entre os músicos de Toledo que o público poderá prestigiar e torcer hoje estão Samuel Eduardo, Felipe Silva, Jaqueline Souza e a dupla Lucas & Camila. A grande final será realizada amanhã no Teatro Municipal, a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Todos estão convidados para comparecer, prestigiar e levar sua torcida ao evento.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Sarau Arte Livre une arte e solidariedade

Atrações estão sendo confirmadas para a Virada Cultural

Escola ArteMúsica promove Sarau Arte Livre

Livraria Saber e suas opções variadas de artigos e presentes

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

Virada Cultural recebe centenas de inscrições

Espetáculo Aladdin acontece hoje no Teatro Municipal

Alterado horário do Museu para o fim semana

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)