Regional

Associação, cooperação e energia são insumos ao crescimento de uma região

| 05/10/2017 - 20:50

Associação, cooperação e energia são insumos ao crescimento de uma região

As potencialidades da mulher no desenvolvimento territorial sustentável foi o tema de apresentação da mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Helda Elaine, durante a quarta edição do Congresso Caciopar, realizado no último dia 29 na Associação Atlética Coopavel, em Cascavel. Para um público formado por empresárias e empresários, Helda afirmou que três razões são indispensáveis para o crescimento de uma região: associação, cooperação e energia.
“Mulheres e homens unem e somam potenciais para o progresso. A crise atual não é a primeira nem será a última, por isso é preciso manter a serenidade e olhar para o futuro”. Conforme Helda, potencial é a sua capacidade aguardando ser devidamente utilizada. É poder, criatividade, força armazenada e ainda não manifestada. É energia ainda não usada e habilidade ainda não utilizada. E território é onde a pessoa está, o seu ambiente, o seu espaço, a sua comunidade.
Conforme a mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, sempre há o que aprender, independentemente da idade. “Somos eternos aprendizes. E tudo é uma questão de fazer juntos, porque a união faz com que sejamos mais fortes”. As pessoas, bem como todas as forças organizadas que compõem um território, têm sempre duas opções fundamentais no processo de escolha. É arrumar desculpa ou conseguir os meios para que as mudanças e transformações ocorram.
Helda fez alguns questionamentos para demonstrar a importância do debate proposto: quais são as suas potencialidades e quais são as potencialidades do seu território? Segundo ela, são os meios que nos levam adiante. “Precisamos de mais pessoas encontrando meios para o desenvolvimento. E cada um pode contribuir para ajudar a despertar o potencial do outro”. Em um recado às mulheres, Helda Elaine falou de TPM, que no contexto de desenvolvimento que ela abordou durante sua exposição no 4º Congresso Caciopar significa Transformação Para Melhor.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Diagnóstico avaliou o modelo e a maturidade da gestão de micro e pequenas empresas Com o desafio de

Decoração encantadora desperta espírito natalino em Maripá

MTE divulga lista de maripaenses que tem direito a sacar o PIS/PASEP

Prorrogadas as inscrições para seminário internacional sobre água e direitos humanos

Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná

Orquestra de Cordas Sinfonia Brasil realiza concerto gratuito em Cascavel

Proerd forma 77 alunos da rede municipal de Maripá

Protesto de agricultores contra demarcações de terras indígenas

Cantata Natalina e luzes marcam início da programação de Natal

Natal Encantado chega no dia 12 a Marechal Rondon

Mais Destaques

Cidade

Empresária acusa o Vereador Airton Paula (Savelo), (PTB) de ameaçar fechar sua empresa, se prevalece

Cultura

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

Variedades e Gente

Saiba em quais profissões apostar em 2018

Gente X Poder

Abuso de poder pode cassar vereador em Toledo

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)