Regional

Associação, cooperação e energia são insumos ao crescimento de uma região

| 05/10/2017 - 20:50

Associação, cooperação e energia são insumos ao crescimento de uma região

As potencialidades da mulher no desenvolvimento territorial sustentável foi o tema de apresentação da mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Helda Elaine, durante a quarta edição do Congresso Caciopar, realizado no último dia 29 na Associação Atlética Coopavel, em Cascavel. Para um público formado por empresárias e empresários, Helda afirmou que três razões são indispensáveis para o crescimento de uma região: associação, cooperação e energia.
“Mulheres e homens unem e somam potenciais para o progresso. A crise atual não é a primeira nem será a última, por isso é preciso manter a serenidade e olhar para o futuro”. Conforme Helda, potencial é a sua capacidade aguardando ser devidamente utilizada. É poder, criatividade, força armazenada e ainda não manifestada. É energia ainda não usada e habilidade ainda não utilizada. E território é onde a pessoa está, o seu ambiente, o seu espaço, a sua comunidade.
Conforme a mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, sempre há o que aprender, independentemente da idade. “Somos eternos aprendizes. E tudo é uma questão de fazer juntos, porque a união faz com que sejamos mais fortes”. As pessoas, bem como todas as forças organizadas que compõem um território, têm sempre duas opções fundamentais no processo de escolha. É arrumar desculpa ou conseguir os meios para que as mudanças e transformações ocorram.
Helda fez alguns questionamentos para demonstrar a importância do debate proposto: quais são as suas potencialidades e quais são as potencialidades do seu território? Segundo ela, são os meios que nos levam adiante. “Precisamos de mais pessoas encontrando meios para o desenvolvimento. E cada um pode contribuir para ajudar a despertar o potencial do outro”. Em um recado às mulheres, Helda Elaine falou de TPM, que no contexto de desenvolvimento que ela abordou durante sua exposição no 4º Congresso Caciopar significa Transformação Para Melhor.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Alci Rotta Júnior é o candidato de consenso à presidência da Caciopar

Movimentação planetária na produção rural é tema de curso

Maringá é destaque em Logística Reversa no Paraná

Professores da Rede Municipal participam de formação sobre educação empreendedora

Empresário de Quedas do Iguaçu receberá a comenda Hylo Bresolin

Alvará em Assis vence dia 28 de fevereiro

Inscrição de chapas para eleição expira no dia 19

Após reclamação de cidadão ao TCE, Francisco Beltrão revoga edital de R$ 6,6 milhões

Matrículas e rematrículas para aulas do Departamento de Cultura começam na segunda

Itaipu e Biolabore renovam parceria para o desenvolvimento rural sustentável

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)