Cultura

Ecos da Semana Farroupilha

| 12/09/2017 - 21:30

Ecos da Semana Farroupilha

As celebrações da tradição gauchesca, o cultivo de valores familiares (que são passados de geração em geração) e a manutenção de uma cultura rica, que resgata a história e forma a identidade de um povo, marcaram a 9ª Semana Farroupilha de Toledo. O evento terminou no último domingo (10/09), encerrando um ciclo de cinco dias de atividades alusivas às tradições advindas do Rio Grande do Sul e expressas nas danças, nas músicas, nos trajes, nos pratos típicos e na cultura popular de um povo que valoriza, preserva e difunde seus costumes.
Quem passou pelo Acampamento Farroupilha, montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, presenciou nos participantes dos festejos tradicionalistas a cultura a que se entregam e da qual se constituem. Trocando um dedo de prosa, entre uma cuia e outra de chimarrão, todos os gaúchos e seus descendentes ali presentes se fizeram anfitriões e receberam de braços abertos as pessoas que de passagem visitavam as instalações. A hospitalidade dessa gente, que deixou o solo natal e partiu para outras localidades, merece destaque em nossa página da Cultura.
Além do acolhimento afável obtido no Acampamento, onde puderam passear, degustar iguarias peculiares e receber o convite para um “mate bem cevado”, os visitantes puderam testemunhar a cordialidade dos “donos da casa”. Em meio as atrações artísticas, uma plateia diversificada se formou, com crianças, casais e famílias em geral, que prestigiaram inebriados cada momento dos festejos, da Missa Campeira, na abertura, ao show de encerramento. Cada dia com uma programação diferente, o evento atraiu moradores e Toledo e de outras cidades, que para cá vieram com destino certo: o evento que pela terceira vez é a maior Semana Farroupilha do Paraná.
Publicamos na edição de ontem, aqui na Gazeta de Toledo, um resumo do que foi esse período de confraternização e de comunhão em torno da cultura gaúcha, e como a festividade repercutiu (e continua repercutindo) em nossa cidade, vamos hoje lembrar de mais alguns registros feitos no Acampamento Farroupilha. São lembranças de momentos como o bate-papo descontraído e frutífero com o Patrono do CTG Estância da Liberdade, Romualdo Strefling, de apresentações culturais diversas, e da alegria da gurizada que passeava pela “Fazendinha do Gaúcho”. São ecos da Semana Farroupilha.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

“Festival Jazz em Casa” acontece hoje em Toledo

Escolas de dança se apresentam no “3º Toledo em Dança”

Escola de Artes presente no grande evento de dança

Mostra Itinerante e oficinas marcam o “3º Toledo em Dança”

3º Toledo em Dança agita a semana com oficinas e mostras de vários estilos

Recital será realizado amanhã no CEU das Artes

Espetáculo mostra essência extraída das danças urbanas

Astrologia pode ajudar! Descubra qual o destino indicado para cada signo

Danças Urbanas e Contemporâneas se fortalecem em Toledo

“5ª Essência – Espetáculo de Dança” acontece no domingo

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)