Cultura

Ecos da Semana Farroupilha

| 12/09/2017 - 21:30

Ecos da Semana Farroupilha

As celebrações da tradição gauchesca, o cultivo de valores familiares (que são passados de geração em geração) e a manutenção de uma cultura rica, que resgata a história e forma a identidade de um povo, marcaram a 9ª Semana Farroupilha de Toledo. O evento terminou no último domingo (10/09), encerrando um ciclo de cinco dias de atividades alusivas às tradições advindas do Rio Grande do Sul e expressas nas danças, nas músicas, nos trajes, nos pratos típicos e na cultura popular de um povo que valoriza, preserva e difunde seus costumes.
Quem passou pelo Acampamento Farroupilha, montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, presenciou nos participantes dos festejos tradicionalistas a cultura a que se entregam e da qual se constituem. Trocando um dedo de prosa, entre uma cuia e outra de chimarrão, todos os gaúchos e seus descendentes ali presentes se fizeram anfitriões e receberam de braços abertos as pessoas que de passagem visitavam as instalações. A hospitalidade dessa gente, que deixou o solo natal e partiu para outras localidades, merece destaque em nossa página da Cultura.
Além do acolhimento afável obtido no Acampamento, onde puderam passear, degustar iguarias peculiares e receber o convite para um “mate bem cevado”, os visitantes puderam testemunhar a cordialidade dos “donos da casa”. Em meio as atrações artísticas, uma plateia diversificada se formou, com crianças, casais e famílias em geral, que prestigiaram inebriados cada momento dos festejos, da Missa Campeira, na abertura, ao show de encerramento. Cada dia com uma programação diferente, o evento atraiu moradores e Toledo e de outras cidades, que para cá vieram com destino certo: o evento que pela terceira vez é a maior Semana Farroupilha do Paraná.
Publicamos na edição de ontem, aqui na Gazeta de Toledo, um resumo do que foi esse período de confraternização e de comunhão em torno da cultura gaúcha, e como a festividade repercutiu (e continua repercutindo) em nossa cidade, vamos hoje lembrar de mais alguns registros feitos no Acampamento Farroupilha. São lembranças de momentos como o bate-papo descontraído e frutífero com o Patrono do CTG Estância da Liberdade, Romualdo Strefling, de apresentações culturais diversas, e da alegria da gurizada que passeava pela “Fazendinha do Gaúcho”. São ecos da Semana Farroupilha.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

A tecnologia a favor da cultura

Cultura contribui mais do que recebe do Estado

Homenagem a Oscar Silva relembra o primeiro livro de Toledo

Lançada campanha “Cultura gera futuro”

Há cinquenta anos era lançado o primeiro livro em Toledo

Dia Mundial do Compositor

Oscar Silva: Primeiro livro de Toledo foi lançado há 50 anos

A arte nas encruzilhadas da vida

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

MinC abre edital para avaliação de projetos culturais

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)