Cultura

Semana Farroupilha: Uma celebração à origem, à cultura e às tradições gaúchas!

| 08/09/2017 - 21:30

Semana Farroupilha: Uma celebração à origem, à cultura e às tradições gaúchas!

A cidade de Toledo, povoada por pessoas que vieram de diversas partes do Brasil, incorporou em suas tradições os costumes e a vivência que muitos para cá trouxeram. Tanto seus desbravadores, quanto as gerações seguintes (dos que vieram e dos continuam chegando) carregavam na bagagem um pouco de sua cultura de origem. Uma parcela significativa daqueles que fizeram rastro de seu solo natal até o Oeste do Paraná, partiu do Rio Grande do Sul e fez parada em Toledo, dando aqui valorosa contribuição para a construção social, econômica e cultural da cidade.
Nosso hospitaleiro município, abriu seus braços não só para acolher o povo originário das terras sul-rio-grandenses e seus descendentes, como também se abre para as suas tradições, sua cultura e seus festejos, através da Semana Farroupilha.
Marcada como um dos principais eventos do nosso calendário cultural, a Semana Farroupilha é, entre os toledanos, celebrada anualmente e em 2017 chega a sua 9ª edição, atraindo grande público ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O evento tem nos trabalhos da gestão municipal sua coordenação, feita pela Secretaria Municipal de Cultura, e conta com a colaboração de entidades tradicionalistas como o CTG Chama Crioula, o CTG Estância da Liberdade e a Comitiva Marca de Casco.
A 9ª Semana Farroupilha de Toledo começou na última quarta-feira (06/09) e se estende até domingo (10/09), com uma programação variada. As festividades tiveram em sua abertura uma Missa celebrada pelo Frei Vonibaldo Freder, que recebeu a presença maciça dos moradores locais e de alguns visitantes, que vieram de outros municípios para prestigiar o evento. Quem pelo Acampamento passou também pode conferir a bela e justa homenagem prestada na quinta-feira à Dona Helena Jacobsen, viúva do Sr. Aureliano Meira Jacobsen, mais conhecido como “Seu Piquito”. Ambos estão entre os maiores incentivadores e mantenedores das tradições gaúchas em Toledo e participantes da Semana Farroupilha desde sua primeira edição.
Além da Missa, também integram a Semana Farroupilha outras atrações como o Desfile de Indumentária Gaúcha, Mateadas, Concurso de Xote, o GRENAL de Bombacha (jogo de futebol realizado no campo da Associação Cultural e Esportiva Ouro e Prata) e o Master Chef Bagual (concurso de churrasco). Além dessas opções de entretenimento, o público que comparecer às celebrações da Semana Farroupilha poderá prestigiar as apresentações artísticas dos talentos locais, expressos através de danças, músicas, gastronomia e outras vertentes que marcam o tradicionalismo campeiro. Outra atração é a “Fazenda do Gaúcho”, espaço formado no interior do Acampamento para exibição de alguns animais do campo, como um pônei, bezerros, carneiros, galos, galinhas e marrecos.
Com um espaço agradável para confraternizações e apreciação da cultura gaúcha, o Acampamento Farroupilha também proporciona um encontro com a culinária campeira durante o período da manhã, quando é servido o tradicional café campeiro, com pão caseiro, cuca queijo colonial, salame, melado e os bolinhos fritos, que já são tradicionais no evento.
A seguir os leitores podem acompanhar pelos registros fotográficos alguns momentos dessa grande celebração que Toledo faz à cultura tradicionalista. Para formar o belo painel ilustrativo da festa, que dispomos a seguir, contamos com a colaboração do fotógrafo Alexandre Klock Ernzen, mais conhecido como Bracinho, que gentilmente nos cedeu algumas imagens.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Os livros trazem boas notícias para a cultura

A tecnologia a favor da cultura

Cultura contribui mais do que recebe do Estado

Homenagem a Oscar Silva relembra o primeiro livro de Toledo

Lançada campanha “Cultura gera futuro”

Há cinquenta anos era lançado o primeiro livro em Toledo

Dia Mundial do Compositor

Oscar Silva: Primeiro livro de Toledo foi lançado há 50 anos

A arte nas encruzilhadas da vida

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)