Cultura

Cartas de Dom Pedro II são doadas ao Museu Imperial

| 06/09/2017 - 21:30

Cartas de Dom Pedro II são doadas ao Museu Imperial

No dia em que o Brasil celebra sua Independência, temos uma notícia agradável para os leitores que valorizam nossa história. Dom Pedro I foi quem nos libertou do jugo português ao bradar há 195 anos, às margens do riacho Ipiranga: - “Independência ou morte”! Instalou-se em 1822 o Império do Brasil e depois que seu primeiro monarca regressou à Europa, abdicando do trono em favor de seu filho, iniciamos uma nova fase em nossa história: o Segundo Reinado.
Agora, nos chega de Brasília a informação de que o governo da Rússia doou ao Brasil correspondências de Dom Pedro II que estavam sob a guarda dos russos. São cartas que foram trocadas com correspondentes europeus.
As correspondências passaram a integrar o acervo do Museu Imperial de Petrópolis, localizado na cidade fluminense. O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, foi ao Museu Imperial, receber as cartas oficialmente. O acervo do Arquivo Histórico do Museu Imperial é formado essencialmente por itens de natureza privada, incluindo as correspondências trocadas entre Dom Pedro II e chefes de Estado. As cartas doadas passarão a integrar esse conjunto, que é único no Brasil.
Integram a doação cinco cartas de Dom Pedro II a diferentes destinatários. As correspondências foram escritas em português e francês e tratam de temas diferentes. A carta em francês, por exemplo, trata de traduções. Há ainda duas cartas para religiosos e uma para um monarca compadre de Dom Pedro II, em que ele o parabeniza pelo nascimento de um filho.
“Estas cartas têm valor histórico e documental. Tem tudo a ver com o acervo do Museu Imperial, onde estão muitos pertences de Dom Pedro II”, afirmou o ministro. As cartas serão apresentadas ao público em uma exposição sobre as correspondências do Século XIX, que está sendo organizada para ocorrer em dezembro.
O Museu Imperial tem 250 mil itens, grande parte do Segundo Império. O Arquivo Histórico foi reconhecido pela Unesco, em 2013, com a inscrição no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo. No acervo estão móveis, adornos, objetos do cotidiano, quadros, esculturas, instrumentos musicais, joias e pratarias, além de coroas, trajes, o cetro usado pelos imperadores e a pena de ouro usada pela Princesa Isabel ao assinar a Lei Áurea.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

“Festival Jazz em Casa” acontece hoje em Toledo

Escolas de dança se apresentam no “3º Toledo em Dança”

Escola de Artes presente no grande evento de dança

Mostra Itinerante e oficinas marcam o “3º Toledo em Dança”

3º Toledo em Dança agita a semana com oficinas e mostras de vários estilos

Recital será realizado amanhã no CEU das Artes

Espetáculo mostra essência extraída das danças urbanas

Astrologia pode ajudar! Descubra qual o destino indicado para cada signo

Danças Urbanas e Contemporâneas se fortalecem em Toledo

“5ª Essência – Espetáculo de Dança” acontece no domingo

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)