Cidade

PROCON orienta sobre a compra de presentes para o dia dos pais

| 11/08/2017 - 20:10

PROCON orienta sobre a compra de presentes para o dia dos pais

O dia dos pais é no próximo domingo (13) e para que o presente não se transforme em pesadelo, o Procon de Toledo dá algumas dicas e orientações. Na hora de fazer as compras é preciso atenção e consciência dos direitos e deveres do consumidor. Pra quem for fazer a
compra pela internet deve ficar atento ao prazo de entrega, uma vez que a encomenda poderá não chegar a tempo. As compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, independente de motivo específico.
Seguem algumas orientações do procon de toledo:
Calçados e vestuário: o estabelecimento comercial não é obrigado a substituir o produto exceto em caso de defeitos. Troca: não é obrigatória por motivo de cor, tamanho ou gosto, esta é uma liberdade do estabelecimento comercial. Porém, é uma regra que o mercado acaba adotando e é uma regra da maioria dos comércios. Isso significa que muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeitos. Essa possibilidade deve ser informada em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra.
Perfumes e cosméticos: Durante a compra e escolha de perfumes ou cosméticos é importante que o consumidor verifique se a embalagem tem as informações sobre o produto em língua portuguesa, observando as suas características; instruções de uso; composição; prazo de validade; registro no órgão competente; condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador. Perguntar se a empresa realiza troca desses produtos.
Celular: É aconselhável que a aquisição desses aparelhos seja feita preferencialmente em lojas autorizadas. Onde existe garantia da procedência e habilitação. A embalagem do produto deve estar lacrada na embalagem original, verifique se a rede autorizada/assistência técnica é no município ou outra localidade com o respectivo endereço, o manual de instrução e o termo de garantia contratual em língua portuguesa.
Eletroeletrônicos: No ato da compra, o produto deve ser testado e demonstrado. O eletroeletrônico deverá vir acompanhado do manual de instruções em língua portuguesa, informação da rede autorizada de assistência técnica. Independente de termo escrito, o Código de Defesa do Consumidor, estipula uma garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Paraná e Ministério da Justiça se unem em projeto para detentas

Fiasul marca reinauguração da fábrica mais moderna da América do Sul

Sanepar revoga licitação para locação de 969 veículos questionada pelo TCE-PR

Horário especial de natal começa nesta quinta-feira

Empresária acusa o Vereador Airton Paula (Savelo), (PTB) de ameaçar fechar sua empresa, se prevalece

Campanha do Florir Toledo visa arrecadar papéis em troca de doação de mudas

ANS suspende a comercialização de planos de saúde da UNIMED

Atrações natalinas iniciam no dia 14 de dezembro em Toledo

Descarte correto do óleo de cozinha é regulamentado no Paraná

Cejus aumentam mais de 20% o número de atendimentos neste ano

Mais Destaques

Variedades e Gente

Saiba em quais profissões apostar em 2018

Regional

Santa Terezinha de Itaipu vai capacitar catadores de resíduos

Gente X Poder

Abuso de poder pode cassar vereador em Toledo

Cultura

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)