Cidade

PROCON orienta sobre a compra de presentes para o dia dos pais

| 11/08/2017 - 20:10

PROCON orienta sobre a compra de presentes para o dia dos pais

O dia dos pais é no próximo domingo (13) e para que o presente não se transforme em pesadelo, o Procon de Toledo dá algumas dicas e orientações. Na hora de fazer as compras é preciso atenção e consciência dos direitos e deveres do consumidor. Pra quem for fazer a
compra pela internet deve ficar atento ao prazo de entrega, uma vez que a encomenda poderá não chegar a tempo. As compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, independente de motivo específico.
Seguem algumas orientações do procon de toledo:
Calçados e vestuário: o estabelecimento comercial não é obrigado a substituir o produto exceto em caso de defeitos. Troca: não é obrigatória por motivo de cor, tamanho ou gosto, esta é uma liberdade do estabelecimento comercial. Porém, é uma regra que o mercado acaba adotando e é uma regra da maioria dos comércios. Isso significa que muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeitos. Essa possibilidade deve ser informada em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra.
Perfumes e cosméticos: Durante a compra e escolha de perfumes ou cosméticos é importante que o consumidor verifique se a embalagem tem as informações sobre o produto em língua portuguesa, observando as suas características; instruções de uso; composição; prazo de validade; registro no órgão competente; condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador. Perguntar se a empresa realiza troca desses produtos.
Celular: É aconselhável que a aquisição desses aparelhos seja feita preferencialmente em lojas autorizadas. Onde existe garantia da procedência e habilitação. A embalagem do produto deve estar lacrada na embalagem original, verifique se a rede autorizada/assistência técnica é no município ou outra localidade com o respectivo endereço, o manual de instrução e o termo de garantia contratual em língua portuguesa.
Eletroeletrônicos: No ato da compra, o produto deve ser testado e demonstrado. O eletroeletrônico deverá vir acompanhado do manual de instruções em língua portuguesa, informação da rede autorizada de assistência técnica. Independente de termo escrito, o Código de Defesa do Consumidor, estipula uma garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Paraná altera base de cálculo do ICMS de medicamentos

Saúde realiza audiência pública quadrimestral para prestação de contas

Convênio oferta atividades em contraturno escolar na rede municipal

Inscrições para vagas de curso sobre Inovação encerram dia 11/03/18

Radar portátil passa por aferição do Inmetro

Comércio e Serviços fecham 2017 com crescimento no Paraná

Estudo mapeia o setor de microcervejarias artesanais no PR

Palestra sobre a lei de incentivo ao esporte em Marechal Rondon

Rua Santos Dumont: Semáforo ficará desligado para manutenção

Centros da Juventude ofertam cursos em diversas áreas

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)