Cidade

PEC contra prescrição do estupro é aprovada no Senado

| 11/08/2017 - 21:50

O Plenário do Senado aprovou ontem (9 de agosto), em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 64/2016, do senador Jorge Viana (PT-AC), que torna imprescritível o crime de estupro no Brasil. Um dos motivadores da proposta é a dificuldade da vítima em efetuar a denúncia por receio de preconceito, superexposição e sentimento de vergonha – gerando por vezes a prescrição do crime e a impunidade do infrator. Agora, o texto volta à Câmara para análise dos deputados.
O especialista em Direito Penal e professor do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Leonardo Pantaleão, esclarece as razões que, atualmente, levam à prescrição do crime: “Ocorrem por dois fatores: O decurso do tempo e a inércia do Estado, que perde o direito de efetivar a punição ao indivíduo se ultrapassado o prazo previsto no Código Penal. O tempo para prescrição pode variar, de acordo com a condenação”, explica. Ele esclarece ainda que existe, hoje, somente dois tipos de crimes imprescritíveis no Brasil: o racismo e a atuação de grupos armados contra o estado democrático de direito e a ordem constitucional.
Pantaleão afirma que a mudança é positiva, podendo aumentar significativamente a punição dos infratores para um crime notadamente grave, já que garante a denúncia a qualquer tempo, eliminando o prazo para vitimas comunicarem o abuso à justiça, mas demonstra preocupação com o tipo de mecanismo para se estabelecer a alteração. “Juridicamente, PEC não é um instrumento adequado para isso, pois viola uma garantia individual, prevista em lei. A mudança, para ser legitimada, deveria vir por meio de uma nova assembleia constituinte, uma nova constituição”, explica. Leonardo Pantaleão, especialista em Direito Penal
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Projeto veterinário mirim é apresentado a diretores de escolas

Estado repassa UBS de Novo Sarandi para o município

Estado comprou R$ 102 milhões de pequenas empresas em 2017

Semana da Família é celebrada com eventos em Toledo

Núcleo de Marcenarias discute criação de Selo de Qualidade

Núcleo de gastronomia promove curso de manipulação de alimentos

Parceria com a educação viabiliza Hospiteca no Bom Jesus

Núcleo de imobiliárias fomenta palestra sobre financiamento habitacional

Empresários são orientados sobre ‘Gestão do Tempo’

Cresce consciência empresarial sobre importância da sustentabilidade

Mais Destaques

Esporte

Sadia participa de Brasileiro Juvenil e Pré-Infantil de GR

Política

Eunício afirma que salário mínimo terá pelo menos a correção da inflação

"O número de acidentes no trânsito de Toledo cresceu 28,5%, no comparativo entre janeiro deste ano e o mesmo período do ano passado, de acordo com dados pela PM (ver gráficos). Toledo está na contra-mão do estado que, reduziu em 23% os números nos mes"
(Redação)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)