Cidade

EMATER apresenta programa integrado de conversação de solo do Paraná

| 10/08/2017 - 20:50

EMATER apresenta programa integrado de conversação de solo do Paraná

O INSTITUTO PARANAENSE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (EMATER) EM CONJUNTO COM A SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO PARANÁ, REALIZOU NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA (10), NO AUDITÓRIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ [1] (PUC), O EVENTO PARA APRESENTAR O PROGRAMA INTEGRADO DE CONVERSAÇÃO DE SOLO DO PARANÁ (PROSOLO). O OBJETIVO FOI PARA EXPLICAR AOS PRODUTORES RURAIS DO MUNÍCIPIO COMO O PROJETO FUNCIONA. O ENCONTRO FOI DIVIDIDO EM PALESTRAS COM O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO PROGRAMA INTEGRADO DE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA DO PARANÁ, WENER MEYER, E COM REPRESENTANTES DE LINHAS DE CRÉDITOS PARCEIRAS (BANCO DO BRASIL, SICREDI, SICOB E CRESOL).
O Prosolo conta com sete regiões escolhidas para aplicar as ações de conservação. Toledo é uma das regiões contempladas. O programa também está capacitando engenheiros agrônomos, agrícolas, florestais e técnicos agrícolas, que poderão ser contratados pelos produtores rurais para elaboração dos projetos de conservação.
A aplicação por parte dos produtores visa uma série de benefícios, entre eles controlar a erosão em todas as suas formas, evitar as práticas de queimadas, recuperar, manter e melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo, evitar assoreamento de cursos d’água e bacias de acumulação e adequar à locação, construção e manutenção de canais de irrigação e de estradas em geral aos princípios conservacionistas.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, _Cristopher Cristiano Carnelos de Azevedo, _os produtores que se
interessarem pelo programa devem procurar a Emater, até 29 de agosto, com o compromisso de contratar e implantar o projeto nas propriedades.
“Os produtores que aderirem o Prosolo Paraná, terão um ano, contando a partir da data de adesão, para contratar um técnico para elaborar o projeto na propriedade e mais dois anos para executar”. _Cristopher _salienta que os produtores que adotarem o programa irão reforçar a referência que Toledo é para o Estado, em questão de conservação de solo.
O presidente do Sindicato Rural, Nelson Paludo, explica que o encontro realizado nesta quinta-feira reforça também o papel que o sindicato tem em repassar as informações aos produtores. “Nós, enquanto sindicato, não podemos interferir dentro das propriedades rurais, mas temos o compromisso de levar a informação e a conscientização aos nossos produtores”.
Nelson salienta que Toledo não apresenta problemas graves em relação à conservação de solo e água, mas para continuar assim é essencial prevenir. “Quando ocorrem problemas que colocam em risco a conservação do solo e da água aplicar a multa ao produtor nem sempre apresenta o resultado esperado, por isso um programa como este irá auxiliar os produtores nessa questão”.
De acordo com o secretário executivo do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, Wener Meyer, o objetivo do encontro é mostrar como funciona o Prosolo. “Este programa apresenta uma diferenciação, tendo em vista que o Paraná já possui um histórico de vários programas de conservação de solo e água, porém o Prosolo foi criado para reforçar isso e aumentar ainda mais os resultado para que o Estado continue sendo referência”.
Wener salienta que a Itaipu Binacional também é parceira do programa. “A Itaipu já realiza vários programas de conservação em toda bacia que envolve o Rio Paraná e contar com a ajuda dessa instituição reforça ainda mais os bons resultados que o programa deseja alcançar”, finaliza.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Campanha do Florir Toledo visa arrecadar papéis em troca de doação de mudas

ANS suspende a comercialização de planos de saúde da UNIMED

Atrações natalinas iniciam no dia 14 de dezembro em Toledo

Descarte correto do óleo de cozinha é regulamentado no Paraná

Núcleo do Jd Porto Alegre doa chocolates à Casa de Maria

Cejus aumentam mais de 20% o número de atendimentos neste ano

Projeto com detentos do Paraná conquista Prêmio Innovare 2017

Fiep se posiciona contrária à aprovação da PEC 37/2007

Afertol realizou assembleia e tem nova diretoria

Sicredi conquista Prêmio Relatório Bancário 2017

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)