AgroGazeta

Seminário debate valorização da produção artesanal de alimentos

| 10/08/2017 - 21:50

Seminário Estadual de Valorização de Produtos Artesanais e Circuitos de Curtos de Comercialização deve reunir agricultores, agricultoras, gestores públicos e extensionistas para discutir limitações e perspectivas da produção artesanal de alimentos. Será 12 de agosto, em Laranjeiras do Sul, numa promoção da Emater, dentro da programação técnica do 3° Inverno Gastronômico, com o apoio dos programas Pró Rural e Microbacias, do Governo do Estado, e Prefeitura de Laranjeiras do Sul.
A engenheira agrônoma Mary Stela Bischof, coordenadora estadual de Negócios e Mercados para Agricultura Familiar, da Emater, detalha que haverá palestras apresentadas por especialistas e a oportunidade para a troca de experiências através de painéis e visitas técnicas a campo. “Haverá o debate sobre aspectos relacionados a legislação e estratégias de comercialização, pois produtos com qualidade diferenciada requerem mercados também diferenciados”.
A extensionista conta que ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores familiares é um objetivo buscado constantemente pela Emater e nesse contexto o desenvolvimento de ações que promovam a valorização dos produtos coloniais é uma boa estratégia para isso. “O processamento artesanal de alimentos é um bom negócio para o produtor rural e ainda atende uma demanda da sociedade que cada vez mais valoriza a cultura alimentar”.
Entre as palestras programadas para os dois dias se destaca aquela que será apresentada pelo Dr. Clovis Dorigon, pesquisador da EPAGRI-SC, que vai falar sobre Produção artesanal de alimentos e promoção do desenvolvimento local e regional.
Os painéis tratarão de dois temas. Um deles será sobre Legislação para agroindústrias familiares de produtos de origem animal e vegetal, coordenado por Emunuelle Gemin, da Secretaria de Estado da Saúde, e Adapar. Outro sobre Circuitos curtos de comercialização de produtos diferenciados e artesanais, com relatos de experiências sobre a Feira do produtor de Maringá; Centro de comercialização permanente da agricultura familiar, de Guaraniaçu; e organização de cestas de produtos orgânicos.As visitas técnicas acontecem no sábado, 12 de agosto, com a ida à agroindústria do Assentamento da Reforma Agrária 8 de Junho, Cooperjunho, e até à Feira Permanente de Laranjeiras do Sul.
O evento já tem confirmada a participação de aproximadamente 350 pessoas, de 16 regiões atendidas pela Emater.
Como parte da programação do Seminário haverá, ainda, o lançamento do Concurso de queijos artesanais do Paraná, que busca resgatar e identificar a produção existente e o saber fazer dos queijos artesanais. O concurso terá etapas regionais e a etapa final acontecerá em Curitiba, julho de 2018.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

Suíno Vivo: movimento de alta é interrompido e preços estão estáveis

Estudo afirma que agropecuária e indústria irão liderar retomada da economia

Frango Vivo: altas no PR e SP

Pesquisa identifica extratos naturais contra nematoides

Brasileiros vão à Bélgica representar para debater agricultura e segurança alimentar

Cenário de preços mais firmes para o milho

Proprietários recebem alertas para complementar o CAR

Melhores e Maiores 2017: Coamo é a 42ª maior empresa do Brasil

Santa Catarina adota vazio sanitário e data limite de semeadura da soja

Dezessete países são afetados por escândalo dos ovos contaminados

Mais Destaques

Política

Eunício afirma que salário mínimo terá pelo menos a correção da inflação

Cidade

Núcleo de Marcenarias discute criação de Selo de Qualidade

Esporte

Sadia participa de Brasileiro Juvenil e Pré-Infantil de GR

"O número de acidentes no trânsito de Toledo cresceu 28,5%, no comparativo entre janeiro deste ano e o mesmo período do ano passado, de acordo com dados pela PM (ver gráficos). Toledo está na contra-mão do estado que, reduziu em 23% os números nos mes"
(Redação)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)