Política

MPF desarquiva inquérito contra Lula ligado ao mensalão

| 10/08/2017 - 21:30

A Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) decidiu desarquivar inquérito contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relacionado ao mensalão, que tem como base depoimento dado no final de 2012 pelo publicitário Marcos Valério.
No fim de 2012, portanto após ter sido condenado no escândalo do mensalão, Valério procurou o MPF para fazer diversas novas declarações sobre crimes envolvendo políticos. Em uma delas, afirmou que R$ 7 milhões da empresa Portugal Telecom haviam sido canalizados para pagar dívidas eleitorais do PT.
O depoimento de Valério motivou a Procuradoria da República do Distrito Federal (PRDF) e a Polícia Federal (PF) a conduzirem um inquérito, mas após mais de dois anos de investigação, em setembro de 2015, os órgãos concluíram não ser possível provar as declarações do publicitário, pedindo pelo arquivamento da investigação.
No ano passado, entretanto, a 10ª Vara Federal de Brasília disse não concordar com o arquivamento, à luz de novas revelações trazidas à tona pela Operação Lava Jato, solicitando nova análise do MPF.
A decisão da Câmara de Combate à Corrupção do MPF pelo desarquivamento, remetendo novamente o caso à PRDF, foi tomada em uma reunião no dia 29 de junho. O procurador da República Ivan Marx será o responsável pela investigação. Agência Brasil
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Política'

Lava Jato investiga favorecimento de Petrobras a Odebrecht

Justiça suspende bloqueio de bens de irmãos Batista e da J&F

TSE lança programa para orientar formação política de adolescentes

Multas de trânsito poderão ser pagas em parcelas e com cartão de crédito

Funai envia grupo de técnicos a Guaíra-PR

Após depoimento de Funaro, Dilma tenta anular impeachment no STF

MPF acusa filho de Sérgio Cabral de improbidade por visitas irregulares

Qual sua opinião sobre o Estatuto do Desarmamento?

Basquetebol masculino sub 14 de Toledo disputa o Campeonato Paranaense em Ponta Grossa

Após MPF pedir seu afastamento, Ricardo Barros diz contrariar grandes interesses

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)