Cultura

Academia Brasileira de Cinema escolherá comissão do Oscar

| 10/08/2017 - 21:50

Academia Brasileira de Cinema escolherá comissão do Oscar

Membros da Academia Brasileira de Cinema – ABC – foram convidados pelo Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão para selecionar a comissão que ficará responsável pela escolha do filme brasileiro candidato ao Oscar de 2018. O convite aos membros da ABC para participar da seleção do filme demonstra e reforça uma parceria já estabelecida anteriormente entre o Ministério da Cultura – MinC e a entidade.
Até o ano passado, a escolha do filme brasileiro era integralmente coordenada pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC. Mas mesmo quando não estava à frente da definição dos jurados, a Academia já era responsável pela indicação de pelo menos dois dos sete integrantes da comissão do Oscar. A decisão tomada pelo ministro tem por objetivo democratizar o processo de seleção e foi feita em acordo com o Conselho Superior de Cinema.
A ABC é responsável pela realização do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, premiação de abrangência nacional comparável ao Oscar, prêmio concedido nos EUA. Ela é a entidade brasileira que mais se assemelha à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. “A Academia foi uma instituição criada para reunir o conjunto dos profissionais do audiovisual. Eles têm toda a expertise necessária para conduzir esse processo”, explicou o ministro.
A decisão de retirar a coordenação da escolha da Secretaria do Audiovisual, integrante da estrutura do MinC, é importante para que haja a participação da sociedade no processo , pois a cultura pertence ao campo da sociedade civil. Retirar da esfera governamental e passar para a iniciativa privada simboliza um avanço por parte do ministério e visto também como uma forma de prestigiar a Academia Brasileira de Cinema, entidade composta por mais de 200 associados.
Na próxima semana, o MinC deverá publicar uma portaria que formaliza a parceria com a ABC por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. Os nomes da nova comissão de jurados deverão ser encaminhados à Academia dos EUA até o próximo dia 16. Este ano, pela primeira vez, todo o processo de inscrição dos filmes a serem analisados pela comissão do Oscar será feito online em um servidor mantido pelo Ministério da Cultura. Os interessados em inscreverem seus filmes no Oscar 2018 poderão inserir seus projetos em uma plataforma, cuja comissão de jurados terá amplo acesso.
Os critérios de seleção do filme longa-metragem que será indicado como candidato brasileiro ao Oscar 2018 de Melhor Filme em Língua Estrangeira da 90ª Premiação Anual foram publicados ontem (10/08) no Diário Oficial da União – DOU.
Poderão concorrer os filmes que tiverem sido lançados e exibidos inicialmente no Brasil, em sala de cinema comercial, por no mínimo sete dias consecutivos, entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)