Regional

Interconexão via Itaipu deve fomentar cadeia de TIC binacional

| 07/08/2017 - 21:50

A relação entre o Brasil e o Paraguai, por meio do fluxo de tráfego de internet, em conexão direta, deve ser efetivada em um período aproximado de seis meses, conforme o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Carlos Araújo. Para tanto é necessária a ligação da margem direita da Itaipu (Paraguai), com o Centro de Processamento de Dados (CPD), de Itaipu, que já está conectado ao Data Center do PTI
De acordo com Carlos Araújo, a conexão do CPD com o PTI e com a margem esquerda (Brasil), já está feito. O prazo de entrega da interconexão é de aproximadamente seis meses. O painel compreende a ligação da margem direita aos Pontos de Troca de Tráfego (PTT), e a partir disso possibilitar o fluxo de internet até São Paulo.
O novo complexo vai interligar o Leste do Paraguai e com isso, garantir que as empresas possam trabalhar melhor, diminuir os custos e, consequentemente terem maior expressão relacionada aos serviços que prestam, na avaliação do presidente da Associação da Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná, Iguassu-IT, Roberto Carpes.
Desenvolvimento regional
Araújo ressalta que, o importante para o PTI é o desenvolvimento regional, tanto no Paraguai quanto no Brasil. Diretamente ligado à internet, as modificações possibilitarão aumentar a qualidade e a velocidade.
Armazenamento
Em um futuro próximo, o Oeste do Paraná deve ser beneficiado com a ampliação do Data Center do Parque Tecnológico de Itaipu, quando será possível colocar à disposição o armazenamento e o processamento de dados no PTI, conforme o gerente de TIC, Carlos Araújo.
São aproximadamente R$ 4 milhões para disponibilização de nuvem pública/privada, com redundância de gravação automática, potencializando o crescimento em armazenamento, desenvolvimento de aplicações e serviços em TIC na região Oeste do Paraná.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Diagnóstico avaliou o modelo e a maturidade da gestão de micro e pequenas empresas Com o desafio de

Decoração encantadora desperta espírito natalino em Maripá

MTE divulga lista de maripaenses que tem direito a sacar o PIS/PASEP

Prorrogadas as inscrições para seminário internacional sobre água e direitos humanos

Radar meteorológico japonês é instalado no Paraná

Protesto de agricultores contra demarcações de terras indígenas

Orquestra de Cordas Sinfonia Brasil realiza concerto gratuito em Cascavel

Proerd forma 77 alunos da rede municipal de Maripá

Cantata Natalina e luzes marcam início da programação de Natal

Natal Encantado chega no dia 12 a Marechal Rondon

Mais Destaques

Cidade

Empresária acusa o Vereador Airton Paula (Savelo), (PTB) de ameaçar fechar sua empresa, se prevalece

Variedades e Gente

Saiba em quais profissões apostar em 2018

Cultura

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

Gente X Poder

Abuso de poder pode cassar vereador em Toledo

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)