Moda

A terapia do Yoga para mulheres

| 04/08/2017 - 20:00

A terapia do Yoga para mulheres

Atualmente existem muitos “tipos de yoga”, contudo, o que a maioria das pessoas não sabe é que o Yoga é um darshana (do sânscrito visão, ou ponto de vista); uma filosofia de vida que foi sistematizado pelo grande sábio indiano Patanjali (séc. II a.C) em sua obra “yoga-sutra”.
Quando falamos de Yoga portanto, é necessário ter em mente que no mundo moderno o yoga sofreu inúmeras deturpações sendo resumido, muitas vezes, em meras posturas físicas complicadas ou comparado a uma religião.
Mais recentemente, dos poucos estudiosos, se não o único, que aprofundou-se no estudo do yoga-sutra e conseguiu captar sua essência, foi o indiano Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989). Sri Krishnamacharya, como era chamado, deixou um legado importantíssimo para a compreensão e prática do yoga e passou, para nossa felicidade, vários ensinamentos a seu filho mais velho T.K.V Desikachar que posteriormente veio a desenvolver a ideia de que a prática de yoga deve-se ajustar ao indivíduo e não o indivíduo à prática, atribuindo, assim, um caráter terapêutico ao yoga.
Indiscutivelmente o Yoga é um caminho que nos oferece inúmeros benefícios, pois através de sua prática e estudo podemos compreender um pouco mais sobre nós mesmos e isso é muito importante, pois, tomemos a analogia de um carro, para dirigi-lo de maneira segura e evitar danos, é necessário que se conheça o carro, saiba decifrar os sinais do painel, etc. Assim somos nós, nosso corpo, mente e emoções formam o “veículo” pelo qual vivemos, nos relacionamos e agimos no mundo. Junto com o autoconhecimento o yoga proporciona um corpo forte e saudável, respiração mais calma e profunda, sensação de bem estar, maior foco, e maior concentração.
Como explica o professor Ricardo Prates “o yoga, busca criar um estado mental em que estamos sempre presentes na ação que está sendo desempenhada no momento. As vantagens em nos mantermos atentos são claramente percebidas: cometemos menos erros à medida que nossa atenção se desenvolve. Percebendo nossos hábitos e condicionamentos no momento em que se manifestam, podemos tentar evitar repetir hoje os erros que cometemos ontem, em um processo de análise consciente de nossas ações”
São muitos os condicionamentos que as mulheres adquirem apenas pelo fato de serem mulheres. Desde de pequenas nos atribuem muitas responsabilidades e exigências e isso apenas cresce ao longo da vida. Chega em um momento que podemos perceber que estamos vivendo apenas para satisfazer os desejos dos outros e pouco fazemos por nós mesmas.
Por conta dessa “pressão” toda, é necessário fazer uma pausa para refletir sobre como verdadeiramente nos sentimos diante disso e o yoga torna esse “olhar para dentro” possível e de quebra nos dá de presente nosso bem mais valioso: nós mesmas.
Eveline Mara Pickler
Bioterapeuta formada pela UNIABEL Ctba – PR
Professora de Yoga na tradição de Krishnamacharya, formada pela Krishnamacharya Healing & Yoga Foundation Ctba - PR
Atua como professora de Yoga atendendo grupos e individualmente e como terapeuta corporal (massoterapia indiana, cromoterapia e outras técnicas) na Clínica Equilíbrio Consciente.
Contato 45 999 979853
pickler.eve@gmail.com
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

Artista Plática Ana Schöenell e as mandalas

Massoterapia

Frase para reflexão

Rosi Arrazzo

Empresária Thais Franciele dos Santos Pires

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)