Cultura

Brasil, uma nação mestiça

| 26/06/2017 - 20:30

Brasil, uma nação mestiça

Hoje é celebrado em várias partes do país o Dia do Mestiço. Desde pequenos aprendemos na escola que da miscigenação dos povos que deram origem aos brasileiros resultam o mameluco, o cafuzo e o mulato. Também encontramos caboclos e pardos nesse grande mosaico étnico que forma o povo brasileiro. O que esses fenótipos têm em comum é que são todos mestiços, característica que ajuda a compor a identidade nacional. De acordo como o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – quase metade da população (cerca de 40%) é formada por mestiços.
Já que o povo brasileiro não é homogêneo, e sim formado por diversas etnias, é justo que se tenha uma data para comemorar o resultado de nossa formação populacional, que se reflete principalmente na formação cultural brasileira. A data escolhida para homenagear todos aqueles que possuem mais de uma origem racial é o dia 27 de junho. Apesar de não ser um feriado nacional, a data é lembrada em algumas partes do Brasil, em estados que instituíram através de legislação própria o Dia do Mestiço. É o que acontece no Amazonas, em Roraima, na Paraíba e na Bahia.
A miscigenação que forma parte de nosso povo está presente não só nos traços da população, mas também nas artes, onde figura com destaque na literatura e nas artes plásticas. Um dos quadros mais famosos de Cândido Portinari, o pintor brasileiro que alcançou maior projeção no exterior, se chama “Mestiço” e foi pintado em 1934 para retratar essa parcela de indivíduos que compõem a nação. Pintada com óleo sobre tela a obra tem 81 cm x 65 cm de dimensão e pertence hoje ao acervo da Pinacoteca de São Paulo.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

AMOP lança projeto cultural para 54 cidades da região

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Mais Destaques

Política

PF cumpre sete mandados de prisão na 48ª fase Lava Jato; sede do governo do Paraná é alvo de busca

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)