Cultura

Dia Nacional da Imprensa

| 31/05/2017 - 21:00

Dia Nacional da Imprensa

Hoje é um dia especial, pois se você está lendo as páginas da Gazeta de Toledo e essa coluna sobre Cultura, isso se deve a imprensa. E hoje, 1° de junho, é o Dia Nacional da Imprensa. É ela que possibilita a disseminação de informações através da mídia impressa, radiofônica e televisiva. Através dela notícias sobre o cotidiano, política, economia, esporte e cultura nos chegam a todo instante. Tudo começou em 1439, na Europa, quando Johannes Gutenberg criou um processo de produção em massa de caracteres de letras, ou seja, ele inventou uma “prensa” mecânica para produção e impressão de textos. De sua invenção deriva o termo “imprensa”, designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem a função informativa e jornalística.
No início os únicos meios de comunicação eram os jornais, depois vieram as revistas e com o tempo surgiram também o rádio e, posteriormente, a televisão. Contudo, o papel da imprensa e seu caráter informativo foram mantidos em todas as formas de comunicação jornalística, incluindo a mais recente delas, a mídia digital, que com o advento da internet fez aparecer novos veículos como os jornais digitais.
Especificamente nesta página, buscamos explorar e disponibilizar para os leitores, conteúdos acerca da cultura em suas múltiplas concepções, pois se cabe a imprensa investigar e analisar os fatos para informar a população, essa abordagem precisa passar também pela cultura, que está presente na essência humana e em nossa formação individual e social. A partir das informações aqui disponibilizadas, as percepções que os leitores possam ter sobre as artes, as tradições, a composição de nossa sociedade, e a constituição de nosso povo, entre outras, passam a ser estimuladas. Por isso é recorrente nesse espaço alguns temas como o papel dos museus, a obra de artistas dos mais variados segmentos, a importância cultural do idioma para uma nação, a presença da cultura na gastronomia, o trabalho desenvolvido nos equipamentos culturais (teatros, bibliotecas, Casa da Cultura, etc), as ações do poder público na elaboração de políticas culturais e o incentivo a projetos de desenvolvimento sócio-econômico a partir das artes e da cultura, bem como uma infinidade de assuntos que permanentemente são aqui publicados.
A imprensa, devido ao papel relevante que possui na sociedade, é homenageada em nosso calendário com uma data exclusiva. Até 1999 a celebração ocorria em 10 de setembro, dia em que começou a circular um dos primeiros jornais em terras brasileiras. Patrocinado pelo governo de D. João VI, o jornal “A Gazeta” foi impresso em Portugal e distribuído no Brasil em 1808. Em 1999 a data oficial da Imprensa Brasileira foi alterada para o 1° de junho, dia que marca a primeira publicação do “Correio Braziliense”, lançado no mesmo ano de 1808, ou seja, três meses antes do jornal da Coroa Portuguesa.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Há 89 anos nascia um dos maiores humoristas latino-americanos

CEJUs ofertam cursos de cultura e de outras áreas

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Cooarte promove curso de artesanato na próxima semana

Músico de Toledo lança disco em Nova Iorque

Escritora Hilda Hilst será homenageada na FLIP

“5E” realiza audição para selecionar novos dançarinos

Encontro reunirá fabricantes artesanais de instrumentos musicais

Um herói que se levantou no passado e é lembrado hoje

Abertas inscrições para os cursos da Casa da Cultura

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)