Cultura

Obras da Paróquia Menino Deus terminam e igreja é inaugurada nesse fim de semana

| 26/05/2017 - 20:30

Nesse fim de semana a comunidade católica de Toledo está em festa, pois após 14 anos de reconstrução, finalmente a Paróquia Menino Deus está sendo inaugurada. Localizada no Jardim Porto Alegre, em Toledo, a inauguração da igreja é um marco para toda a população, em especial para os fiéis, e simboliza uma conquista para o município. A partir dos esforços da comunidade, do empenho de muitos profissionais e de mais de uma década de trabalho, a partir de agora, tendo a sua frente o Padre Hélio Bamberg, essa belíssima igreja garante um lugar de destaque na paisagem urbana da cidade. A Missa de Dedicação, celebração inaugural, foi realizada ontem (26/05), às 19:30, e nesse sábado a entrega da nova igreja à comunidade terá continuidade com outras atividades.
A nova igreja possui uma riqueza cultural, evidenciada na união da sociedade em prol de um projeto comum, que foi a reconstrução do antigo prédio (derrubado após a sua edificação apresentar problemas estruturais) e no esplendor da obra, que encanta seus visitantes pelo brilho conferido por sua arquitetura e pela arte sacra contemplada em seu interior.
Chamá-la de deslumbrante não é exagero e quem visitá-la poderá conferir o resultado desses anos todos em que foram elaborados cada um de seus detalhes, que incluem as portas, o piso, o altar, os vitrais, as torres, as abóbodas. Tudo nela é composto com harmonia e beleza.
História
A Paróquia Menino Deus foi construída no local onde antes havia outra igreja, no Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo. Apesar dos grandes esforços dos pioneiros dessa paróquia, a estrutura por eles erguida foi cedendo e a cobertura do prédio passou a por em risco seus freqüentadores. Na época constatou-se que não seria possível reformar a edificação, já que ela não possuía uma fundação apropriada. A comunidade paroquiana reuniu-se e, através de votação, ficou decidido que iriam construir uma nova igreja. Assim, no dia 13 de janeiro de 2003 iniciou-se a derrubada do antigo prédio para dar lugar à nova construção.
Projeto arquitetônico
A região oeste do Paraná, onde fica a cidade de Toledo, advém de um processo recente de colonização, fruto de um movimento migratório que trouxe para cá pessoas oriundas de diversas regiões do país, como mineiros, paulistas e nordestinos, entre outros. Entretanto, boa parte das primeiras famílias que ajudaram a formar a cidade de Toledo é originária de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, estados cuja população descende, em sua maioria, de povos europeus. Assim, sob influência da cultura européia, os primeiros padres e missionários que por aqui passaram ou se estabeleceram, trouxeram consigo os estilos clássicos das igrejas do velho continente, como a arquitetura gótica e a arquitetura bizantina (nessa variação de estilos, encontra-se também a arte barroca presente na pintura interna da paróquia).
Herança da Arte e Cultura europeias
A arquitetura gótica aparece na Europa como evolução da arquitetura românica e precede a arquitetura renascentista.
A arquitetura bizantina foi desenvolvida pelo Império Bizantino e é anterior a arquitetura gótica.
A pintura barroca é uma pintura realista concentrada nos retratos e paisagens. Assim como os estilos arquitetônicos presentes na Paróquia Menino Deus, surgiu durante a Idade Média na Europa.
A partir da compreensão inicial de que o projeto arquitetônico seria concebido com influência dos estilos gótico e bizantino, uma equipe de colaboradores, arquitetos e engenheiros se formou para idealizá-lo. Entre eles, destacamos a participação de Balnei Rota, Toninho Delava, Wilson José Schiavinato Júnior e André Dall’Oglio.
Vitrais
São quase 300 metros de vitrais, compostos por mosaicos que ilustram alguns símbolos do Catolicismo e contemplam especialmente a história da Salvação. Neles podemos observar alguns que estão em destaque: a Santíssima Trindade (composta por Deus Pai Criador, Jesus Cristo Salvador e o Espírito Santo Santificador), o Santo Rosário, o Sagrado Coração de Jesus e o imaculado Coração de Maria.
Os vitrais são únicos e foram produzidos especificamente para a paróquia, na cidade de Vinhedo (SP).
Pintura
O interior da Paróquia Menino Deus está revestido por obras e acabamentos que engrandecem e enobrecem o ambiente. Além dos vitrais, o espaço também é composto pela beleza de seu altar e pelas pinturas artísticas que se destacam dentro da igreja. O autor da obra é o talentoso artista Marcílio Soares, especialista em arte sacra, que há muitos anos se dedica à pintura de igrejas.
O estilo barroco foi escolhido pelo pintor para registrar de forma expressiva nas paredes e abóbodas da igreja algumas passagens bíblicas. O anúncio do Anjo Gabriel, o nascimento de Jesus e seu batismo estão retratados na obra, bem como o Sermão da Montanha, as parábolas do Bom Samaritano e a instituição da eucaristia. Também presenciamos nas belas pinturas a ressurreição e a ascensão de Jesus aos céus.
Curiosidade
Como reconhecimento dos esforços dos paroquianos, que se uniram em torno do projeto de construção da nova igreja, algumas das pessoas envolvidas no empreendimento e operários que trabalharam na edificação foram retratados nas pinturas de Marcílio Soares. São membros da comunidade que aparecem pintados nas passagens bíblicas que adornam o interior do templo.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

A dança e suas linguagens serão atrações de evento em Toledo

Com tinta e imaginação, a pintura expressa a emoção

Daqui um mês apreciadores do Jazz serão surpreendidos em Toledo

“Curta Toledo” é lançado oficialmente e sorteia temas para os participantes

Público assiste, admirado, artista pintando ao vivo no Teatro Municipal

Colégio Dario Vellozo realiza hoje 2º CINE ARTE

Conheça as 10 igrejas católicas que se tornaram atração turística no Brasil

Festival “Curta Toledo” será lançado no fim de semana

Produção brasileira de filmes está em alta

Hoje é o Dia Nacional da Leitura, hábito a ser incentivado e difundido

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)