Cultura

Obras da Paróquia Menino Deus terminam e igreja é inaugurada nesse fim de semana

| 26/05/2017 - 20:30

Nesse fim de semana a comunidade católica de Toledo está em festa, pois após 14 anos de reconstrução, finalmente a Paróquia Menino Deus está sendo inaugurada. Localizada no Jardim Porto Alegre, em Toledo, a inauguração da igreja é um marco para toda a população, em especial para os fiéis, e simboliza uma conquista para o município. A partir dos esforços da comunidade, do empenho de muitos profissionais e de mais de uma década de trabalho, a partir de agora, tendo a sua frente o Padre Hélio Bamberg, essa belíssima igreja garante um lugar de destaque na paisagem urbana da cidade. A Missa de Dedicação, celebração inaugural, foi realizada ontem (26/05), às 19:30, e nesse sábado a entrega da nova igreja à comunidade terá continuidade com outras atividades.
A nova igreja possui uma riqueza cultural, evidenciada na união da sociedade em prol de um projeto comum, que foi a reconstrução do antigo prédio (derrubado após a sua edificação apresentar problemas estruturais) e no esplendor da obra, que encanta seus visitantes pelo brilho conferido por sua arquitetura e pela arte sacra contemplada em seu interior.
Chamá-la de deslumbrante não é exagero e quem visitá-la poderá conferir o resultado desses anos todos em que foram elaborados cada um de seus detalhes, que incluem as portas, o piso, o altar, os vitrais, as torres, as abóbodas. Tudo nela é composto com harmonia e beleza.
História
A Paróquia Menino Deus foi construída no local onde antes havia outra igreja, no Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo. Apesar dos grandes esforços dos pioneiros dessa paróquia, a estrutura por eles erguida foi cedendo e a cobertura do prédio passou a por em risco seus freqüentadores. Na época constatou-se que não seria possível reformar a edificação, já que ela não possuía uma fundação apropriada. A comunidade paroquiana reuniu-se e, através de votação, ficou decidido que iriam construir uma nova igreja. Assim, no dia 13 de janeiro de 2003 iniciou-se a derrubada do antigo prédio para dar lugar à nova construção.
Projeto arquitetônico
A região oeste do Paraná, onde fica a cidade de Toledo, advém de um processo recente de colonização, fruto de um movimento migratório que trouxe para cá pessoas oriundas de diversas regiões do país, como mineiros, paulistas e nordestinos, entre outros. Entretanto, boa parte das primeiras famílias que ajudaram a formar a cidade de Toledo é originária de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, estados cuja população descende, em sua maioria, de povos europeus. Assim, sob influência da cultura européia, os primeiros padres e missionários que por aqui passaram ou se estabeleceram, trouxeram consigo os estilos clássicos das igrejas do velho continente, como a arquitetura gótica e a arquitetura bizantina (nessa variação de estilos, encontra-se também a arte barroca presente na pintura interna da paróquia).
Herança da Arte e Cultura europeias
A arquitetura gótica aparece na Europa como evolução da arquitetura românica e precede a arquitetura renascentista.
A arquitetura bizantina foi desenvolvida pelo Império Bizantino e é anterior a arquitetura gótica.
A pintura barroca é uma pintura realista concentrada nos retratos e paisagens. Assim como os estilos arquitetônicos presentes na Paróquia Menino Deus, surgiu durante a Idade Média na Europa.
A partir da compreensão inicial de que o projeto arquitetônico seria concebido com influência dos estilos gótico e bizantino, uma equipe de colaboradores, arquitetos e engenheiros se formou para idealizá-lo. Entre eles, destacamos a participação de Balnei Rota, Toninho Delava, Wilson José Schiavinato Júnior e André Dall’Oglio.
Vitrais
São quase 300 metros de vitrais, compostos por mosaicos que ilustram alguns símbolos do Catolicismo e contemplam especialmente a história da Salvação. Neles podemos observar alguns que estão em destaque: a Santíssima Trindade (composta por Deus Pai Criador, Jesus Cristo Salvador e o Espírito Santo Santificador), o Santo Rosário, o Sagrado Coração de Jesus e o imaculado Coração de Maria.
Os vitrais são únicos e foram produzidos especificamente para a paróquia, na cidade de Vinhedo (SP).
Pintura
O interior da Paróquia Menino Deus está revestido por obras e acabamentos que engrandecem e enobrecem o ambiente. Além dos vitrais, o espaço também é composto pela beleza de seu altar e pelas pinturas artísticas que se destacam dentro da igreja. O autor da obra é o talentoso artista Marcílio Soares, especialista em arte sacra, que há muitos anos se dedica à pintura de igrejas.
O estilo barroco foi escolhido pelo pintor para registrar de forma expressiva nas paredes e abóbodas da igreja algumas passagens bíblicas. O anúncio do Anjo Gabriel, o nascimento de Jesus e seu batismo estão retratados na obra, bem como o Sermão da Montanha, as parábolas do Bom Samaritano e a instituição da eucaristia. Também presenciamos nas belas pinturas a ressurreição e a ascensão de Jesus aos céus.
Curiosidade
Como reconhecimento dos esforços dos paroquianos, que se uniram em torno do projeto de construção da nova igreja, algumas das pessoas envolvidas no empreendimento e operários que trabalharam na edificação foram retratados nas pinturas de Marcílio Soares. São membros da comunidade que aparecem pintados nas passagens bíblicas que adornam o interior do templo.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Empreendedores culturais recebem atenção dos governos estadual e federal

Folclore, o elo que nos une e cria nossa identidade

Levantamento mostra quais os lugares que os idosos mais desejam conhecer. Confira alguns, e boa viag

Conheça os candidatos ao Conselho Estadual de Cultura

Talento triunfante: de Toledo para os palcos do mundo

Escola Baillare participa hoje de importante festival de dança

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Toledo está na vanguarda

Seguem abertas inscrições para o 1° Concurso de Haicai de Toledo

Intercâmbio cultural ocorre durante visita técnica a municípios da BP3

Grupo de dança de Toledo é premiado em Maringá

Mais Destaques

Economia

Governo não inclui Itaipu e Eletronuclear na desestatização da Eletrobras

Geral

Acit estágios e currículos integra evento Pig Data 2017

Esporte

Atletas da Sadia participam de treino controle na Bulgária para o Mundial de Pesaro

Cidade

Alunos e familiares do Florir Toledo aprendem decoupage

"O número de acidentes no trânsito de Toledo cresceu 28,5%, no comparativo entre janeiro deste ano e o mesmo período do ano passado, de acordo com dados pela PM (ver gráficos). Toledo está na contra-mão do estado que, reduziu em 23% os números nos mes"
(Redação)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)