Cultura

MESTRE DAS CHAMAS Primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Vencedor do Goodr

| 17/05/2017 - 21:40

MESTRE DAS CHAMAS Primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Vencedor do Goodr

Hoje é um dia especial para a cultura universal, pois em 18 de maio celebra-se o Dia Mundial dos Museus, data criada pelo Conselho Internacional dos Museus com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância dessas instituições. Entre as razões para tanto, encontramos a necessidade de valorização desses espaços de memória e de cultura, assim como o estreitamento da relação entre os museus e o público visitante.
No Brasil, por iniciativa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), anualmente são realizados diversos eventos durante a semana que marca o Dia dos Museus. Esse período de comemorações é conhecido como Semana Nacional dos Museus e contempla milhares de atividades que ocorrem em mais de 450 cidades do país.
O município de Toledo habitualmente participa das ações do IBRAM e para a edição deste ano a Secretaria Municipal de Cultura preparou duas exposições simultâneas que começam hoje no Museu Histórico Willy Barth. Com abertura programada para às 8:20 estreiam a exposição “Toledo: Terra da promissão” e a mostra “Eco Pintura”.
A primeira, ambientada no início do processo de colonização da cidade, recria algumas cenas vividas pelos pioneiros de Toledo. As instalações dessa exposição nos convidam a voltar ao tempo e imaginar como era a vida dos primeiros moradores, que aqui encontraram uma “terra promissora”, o que dá nome ao trabalho. Nela podemos visualizar algumas das mudanças pelas quais o município passou e observar como, ao longo da história, a cidade e seu povo se transformaram. A exposição possui riqueza em seus detalhes e conforme nos conta o funcionário do Museu, Anésio José Vitto, é composta por fotografias, mapas e objetos do passado, que resgatam e preservam a memória local. Como essa será uma exposição permanente, apresentada até o mês de dezembro, espera-se a visitação de cerca de 1700 alunos do município através do programa “Conhecendo Toledo”, em que as escolas organizam excursões a pontos de destaque como o Museu. A instituição também estará de portas abertas a toda população, para que muito mais pessoas possam prestigiar os trabalhos expostos.
A outra atividade que integra a Semana Nacional dos Museus é uma exposição de arte concebida a partir de elementos recolhidos da natureza. Intitulado “Eco Pintura”, o trabalho do artista plástico Ataídes kist, de Marechal Cândido Rondon, mostra uma série de obras resultantes da técnica que mistura troncos, cipós e cascas de árvores com sua pintura. O trabalho do artista ficará exposto até o mês de junho.
Logo após a abertura das exposições, que contará com a presença de estudantes e professores, será promovido ao redor do Museu Histórico Willy Barth o plantio de mudas de plantas nativas da região, como a erva-mate e a araucária.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Sarau Arte Livre une arte e solidariedade

Atrações estão sendo confirmadas para a Virada Cultural

Escola ArteMúsica promove Sarau Arte Livre

Lançados volumes da trilogia do Dr. Avelino Campagnolo

Livraria Saber e suas opções variadas de artigos e presentes

Inscrições abertas para Circuito SESI Cultura 2018

Virada Cultural recebe centenas de inscrições

Espetáculo Aladdin acontece hoje no Teatro Municipal

Alterado horário do Museu para o fim semana

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)