Cultura

MESTRE DAS CHAMAS Primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Vencedor do Goodr

| 17/05/2017 - 21:40

MESTRE DAS CHAMAS Primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Vencedor do Goodr

Hoje é um dia especial para a cultura universal, pois em 18 de maio celebra-se o Dia Mundial dos Museus, data criada pelo Conselho Internacional dos Museus com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância dessas instituições. Entre as razões para tanto, encontramos a necessidade de valorização desses espaços de memória e de cultura, assim como o estreitamento da relação entre os museus e o público visitante.
No Brasil, por iniciativa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), anualmente são realizados diversos eventos durante a semana que marca o Dia dos Museus. Esse período de comemorações é conhecido como Semana Nacional dos Museus e contempla milhares de atividades que ocorrem em mais de 450 cidades do país.
O município de Toledo habitualmente participa das ações do IBRAM e para a edição deste ano a Secretaria Municipal de Cultura preparou duas exposições simultâneas que começam hoje no Museu Histórico Willy Barth. Com abertura programada para às 8:20 estreiam a exposição “Toledo: Terra da promissão” e a mostra “Eco Pintura”.
A primeira, ambientada no início do processo de colonização da cidade, recria algumas cenas vividas pelos pioneiros de Toledo. As instalações dessa exposição nos convidam a voltar ao tempo e imaginar como era a vida dos primeiros moradores, que aqui encontraram uma “terra promissora”, o que dá nome ao trabalho. Nela podemos visualizar algumas das mudanças pelas quais o município passou e observar como, ao longo da história, a cidade e seu povo se transformaram. A exposição possui riqueza em seus detalhes e conforme nos conta o funcionário do Museu, Anésio José Vitto, é composta por fotografias, mapas e objetos do passado, que resgatam e preservam a memória local. Como essa será uma exposição permanente, apresentada até o mês de dezembro, espera-se a visitação de cerca de 1700 alunos do município através do programa “Conhecendo Toledo”, em que as escolas organizam excursões a pontos de destaque como o Museu. A instituição também estará de portas abertas a toda população, para que muito mais pessoas possam prestigiar os trabalhos expostos.
A outra atividade que integra a Semana Nacional dos Museus é uma exposição de arte concebida a partir de elementos recolhidos da natureza. Intitulado “Eco Pintura”, o trabalho do artista plástico Ataídes kist, de Marechal Cândido Rondon, mostra uma série de obras resultantes da técnica que mistura troncos, cipós e cascas de árvores com sua pintura. O trabalho do artista ficará exposto até o mês de junho.
Logo após a abertura das exposições, que contará com a presença de estudantes e professores, será promovido ao redor do Museu Histórico Willy Barth o plantio de mudas de plantas nativas da região, como a erva-mate e a araucária.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo receberá Projeto Integrado de Música e Dança

Árvorere, o manifesto cênico do TUCCA será apresentado em Toledo

CEU das Artes promove Slam Poesia

Balaio de histórias promove oficina nesse sábado no Sesc

“Balaio de histórias” começa hoje no Sesc Toledo

“Um tom para Jobim” neste sábado no Centro Cultural Gilberto Mayer

Em defesa da profissão de artista, ministro vai ao STF

Acit entrega doações à Secretaria Municipal de Cultura

‘‘Hoje é Dia de Rock’’ será apresentado em Toledo

Feira do Artesanato de Toledo será neste sábado

Mais Destaques
"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)