AgroGazeta

Produtor de TO exporta feijão-caupi para a Índia

| 17/05/2017 - 22:00

Cultura tem custos baixos, entra na sucessão da soja e produtividade esperada em 25 sacas por hectare. Caupi tem buscado consolidar não só mercados de exportação, como também alternativas no consumo doméstico. Entre alguns desafios, a presença das lagartas ainda exigem atenção e adequação do manejo.
O produtor Dari Fronza, que produz em Silvanópolis (TO), colhe os bons resultados obtidos com sua lavoura de feijão caupi, da variedade Nova Era. Em um momento de preços baixos em outros cultivos, essa se torna uma alternativa interessante para a safrinha.
Entretanto, o feijão de Fronza já tem destino certo: antes de plantar, ele já havia firmado contrato de exportação para a Índia.
A expectativa, portanto, é de um bom retorno. A produção tem um baixo custo, já que não precisa de adubação - assim, mesmo com o contrato pagando R$70 por saca, o produtor terá rentabilidade.
A produtividade gira em torno de 20 sacas por hectare, mas a expectativa é que, até o final da colheita, a média suba para 25 sacas por hectare. A renda gerada é maior do que a soja. Fronza está há um ano no estado e possui uma área total de 3000 hectares.
O engenheiro agrônomo Marlon Knoll aponta que a tendência é que essas áreas tenham um pouco mais de aparecimento de lagartas, “mas nada que seja expressivo”, pois o controle é mais fácil no feijão do que na soja.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

Maior produtor de feijão do país, Paraná responde ao Censo Agro 2017

Brasil contra ferrugem asiática

Emater realiza hoje encontro técnico em Assis

Cultivo de hortaliças exige atenção especial

Não há chance de prorrogação de programa de renegociação de dívidas do Funrural, diz relatora

Identificada a primeira ocorrência de ferrugem da soja na safra 2017/18

ABPA aposta em breve retomada de exportação de carne suína à Rússia

Acordo feito na COP 23 permitirá avanços

Emater realiza encontro técnico sobre manejo para plantas invasoras

Credicoamo comemora 28 anos de sucesso

Mais Destaques
"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)