Artigos

Twitter segue sendo um canal estratégico para as empresas

| 24/02/2017 - 00:01

Ricardo Heidorn
Nestes 10 anos de existência, o Twitter já ganhou muitos concorrentes quando o assunto é mídias sociais, como Facebook, Snapchat e Instagram. Ainda assim, o imediatismo proporcionado pelo Twitter segue sendo um sucesso no Brasil. Hoje, nós somos um dos cinco mercados mais importantes para a marca e, só em 2016, a empresa apresentou um crescimento de 139% no País.
Isso porque, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, o Brasil oferece um potencial de crescimento para o microblog, já que 45,6% dos brasileiros ainda não tem acesso à internet, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). E, assim como acontece em outros países emergentes, no Brasil, as pessoas que estão acessando a rede pela primeira vez fazem isso pelo smartphone, a plataforma mais usadas pelos usuários do Twitter.
TWITTER É RELEVANTE PARA O E-COMMERCE
Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media sobre o perfil dos consumidores na América Latina apontou que, no Brasil, os usuários que acessam o Twitter fazem 1,2 vez mais compras online, se comparados com aqueles que não acessam o microblog. Isso representa 71% dos tuiteiros.
A pesquisa também abordou a importância da internet e do Twitter para a decisão de compra dos usuários. Entre os internautas brasileiros, 83% afirmaram que, normalmente, fazem buscas na internet, incluindo as mídias sociais, antes de comprar qualquer produto. E 81% disseram que a internet oferece informações sobre produtos e marcas que não podem ser obtidas em outro lugar.
Além disso, a publicidade no meio digital incentiva 1,4 vez mais a compra online entre os usuários do Twitter do que para os que não estão presentes na plataforma. Entre os itens mais comprados, estão livros, vestuário, celulares, eletrodomésticos e cosméticos.
FACILIDADES DO TWITTER
Para aproximar ainda mais as marcas dos seus consumidores, o Twitter oferece o First View, uma forma de fazer anúncios em vídeo na plataforma. Todos os dias, milhões de pessoas usam o Twitter para estar em contato com os assuntos do seu interesse, então, os anunciantes têm em mãos mais uma maneira de atingir o seu público-alvo em tempo real.
Nas campanhas de First View, o vídeo promovido fica em local de destaque na linha do tempo de todos os usuários brasileiros que acessarem o Twitter durante o dia. É uma oportunidade para potencializar esforços e criar uma ação significativa para lançamentos de produtos, eventos patrocinados, entre outros.
Outra solução do microblog para tornar a comunicação entre as marcas e os seus consumidores mais eficiente é o Atendimento Automatizado ao Consumidor via Mensagem Direta (DM). Essa funcionalidade inclui respostas automáticas e de boas-vindas, que podem ser integradas ao atendimento humano, tornando a experiência do consumidor mais satisfatória. As empresas podem, ainda, ativar links para direcionar o consumidor para um serviço fora da plataforma.
Como se pode perceber, o Twitter continua sendo um canal extremamente relevante para as estratégias de negócio. A plataforma é ideal para que as marcas se conectem ao seu público, atendendo às suas necessidades, tirando dúvidas e resolvendo problemas.
Ricardo Heidorn é CEO da Seekr [1], empresa brasileira de soluções em relacionamento digital.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Ausência de grandes empresas na Expo Toledo merece respostas

Um banquete para todos os povos

15 de Outubro — Dia do Professor

Por que os professores de Humanas são de “esquerda”?

Ódio de classe

Voto de Faxina

Os três “E”s do século 21

Concessão de Cidadania Honorária - Comunicado

Nota de Repúdio SerToledo repudia concessão de Título de Cidadão Honorário ao Governador Beto Rich

O reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos

Mais Destaques

Segurança

PRF flagra cinco ultrapassagens proibidas por hora no feriado no Paraná

Esporte

Voleibol de Toledo conquista a 4ª etapa da Copa Oeste

Cidade

Palestra ‘Mecânica para Mulheres’ irá orientar motoristas

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)