Automóveis

Calibragem correta melhora desempenho e economiza combustível

| 18/01/2016 - 00:01

Calibragem correta melhora desempenho e economiza combustível

É muito importante manter a pressão correta dos pneus do seu veículo, pois além de melhorar o desempenho do carro e economizar combustível, ainda contribui para sua segurança.
Quando estão descalibrados, os pneus perdem aderência ao solo. Com isto, há aumento vertiginoso na distância percorrida em casos de frenagens bruscas e maior perigo de aquaplanagem em pista molhada.
Além dos problemas de segurança, pneus com pressão inadequada também pesam no bolso, pois aumentam o consumo de combustível e as probabilidades de estragos no pneu, comprometendo sua vida útil.
Como saber qual é a pressão correta dos pneus do carro?
A pressão correta varia de acordo com o tipo de pneu e modelo do carro. Todo fabricante deve informar aos consumidores qual é a pressão ideal dos pneus do veículo.
Geralmente há um selo com esta informação no próprio veículo. Na maioria das vezes ela se encontra na parte interna da porta, próximo ao pilar de segurança, que fica visível apenas quando as portas do veículo estão abertas.
Muitos fabricantes também colocam esta informação no para-sol. Caso seu veículo não tenha o selo em nenhum destes locais, basta olhar a informação no manual do proprietário.
Quando é preciso conferir a pressão dos pneus?
No mínimo uma vez a cada 15 dias, ou antes de pegar a estrada ou de longas viagens. Porém, o mais indicado é que o proprietário faça a calibragem dos pneus semanalmente.
Além disto, quando o carro está muito carregado – com sobrepeso de bagagens, por exemplo -, é possível que o fabricante determine o aumento da pressão dos pneus. Neste caso, verifique a informação correta no manual do veículo.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Automóveis'

Governo do Paraná vai propor lei de combate às fraudes em combustíveis

Mais Destaques

Geral

Humanidade já gerou 8,3 bilhões de toneladas de plástico

Moda

Thais Pontes

Gente X Poder

Toledo atinge 95% do limite prudencial

Esporte

Assis Chateaubriand encerra regional com saldo positivo

Economia

Prévia indica deflação de 0,18%, a menor taxa em quase 20 anos

Cultura

Maior Caminhada na Natureza do Brasil tem 4,8 mil participantes

Política

Gasolina pode subir até 0,41 centavos por litro

Cidade

Mulheres empresárias e executivas fazem visita técnica

"O número de acidentes no trânsito de Toledo cresceu 28,5%, no comparativo entre janeiro deste ano e o mesmo período do ano passado, de acordo com dados pela PM (ver gráficos). Toledo está na contra-mão do estado que, reduziu em 23% os números nos mes"
(Redação)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)