Cidade

Toledanos vão passar Natal em família com churrasco

| 24/12/2015 - 00:01

O movimento nos supermercados de Toledo nesta semana está intenso com as pessoas comprando os últimos produtos para a Ceia de Natal. A preferência dos toledanos é passar a ceia em família e no cardápio, além das aves tradicionais, incluindo o peru e chester, o bom churrasco não pode faltar, acompanhado de cuca, frutas, panetones e bebidas. Com mais opções e variedades de produtos, o comércio de Toledo atrai clientes dos distritos e de outras cidades da região.
O aposentado Astor Hinterholz, que reside do distrito de Vila Nova, conta que na noite de Natal é tradição na sua casa reunir toda a família, que sempre vem em primeiro lugar. “São quatro filhos, mais netos, bisnetos, genros, namoradas e namorados e iremos reunir bastante gente na noite do dia 24 e também para o almoço de Natal. E para a ceia iremos fazer um bom churrasco com cerveja sem álcool e refrigerante. Na nossa família não temos tradição de comer peru ao chester. Os preços não aumentaram tanto mesmo com inflação alta, por isso vamos manter a nossa ceia”, afirma.
Segundo a dona de casa, Anilda Schons, que mora em uma chácara na cidade, os preparativos para ceia já começaram e ela aproveitou a tarde dessa terça-feira, para comprar os alimentos para a reunião familiar. “Toda a família estará reunida, meus filhos, noras, genros e os netos. O chester será a milha filha que irá comprar e vou preparar cuca e outros pratos. Os panetones eu já comprei. Além da ceia, a família se reúne para o almoço no dia de Natal. Para mim essa confraternização é muito importante e teremos também a brincadeira do amigo secreto”. Ela disse que o chester está um pouco caro neste ano e o quilo custando em média, R$ 15,00.
O mecânico José Reveltom dos Santos e a esposa irão passar as festas de final de ano na casa dos filhos em Florianópolis (SC). Ele disse que faz questão de comprar as carnes para o churrasco e as bebidas em Toledo. “Estou indo para Florianópolis e passarei a Ceia de Natal com os meus três filhos e os netos. Uma ceia sem os familiares não tem comemoração, porque a família é tudo. O churrasco será o prato principal e teremos ainda cuca, bolo e frutas. Estou fazendo as compras e irei encher o carro com os produtos de Toledo. Vou levar carne, cerveja, frango e frutas. Lá tudo é mais caro e levando os alimentos gastamos pouco e alegramos a todos”, afirma.
Para o aposentado, João Toterk, que mora no distrito de Concórdia do Oeste, na sua família a ceia não é uma tradição, mas todos se reúnem para o almoço no dia de Natal. “Para o almoço desta sexta-feira, iremos receber em casa meus filhos e netos. Este ano será especial porque o meu filho, que mora em Rondônia, irá passar o Natal com a gente. Estou aproveitando para comprar presentes e cestas natalinas. Para o almoço vamos preparar um bom churrasco para saborear com toda a família”.
Ignez de Sordi, do distrito de Bom Princípio, conta que a carne para o churrasco já está garantida. Serão abatidos animais de sua propriedade. A tradição também conta com lentilha, que será especialmente preparada para a Ceia de Natal. “Estou fazendo as compras antecipadamente porque é mais tranquilo. Na minha família comemos lentilha à meia-noite e na tradição antiga. No dia de Natal fazemos o churrasco para os convidados e familiares. Os preços dos produtos estão um pouco caros, mas as carnes para o churrasco são da nossa propriedade. Temos criação de suínos, bois e carneiros. Neste ano serão dois porcos que iremos assar. É muito bom passar o Natal com a família. É sinal que está tudo bem”, enfatiza.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

UNIOESTE realiza “Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras”

Marina Elali apresenta-se no Teatro nesta sexta e anuncia desejo de ser mãe

Jogos da Juventude: técnicos visitam Toledo

Toledo sediará etapa do Concurso “Queijos Artesanais do Paraná”

Governo garante recursos para reforma de cinco UBS

Melhora da economia influencia abertura de empresas no Paraná

Educação vai regulamentar oferta da língua indígena

Sistema de vídeo monitoramento de Toledo está acéfalo 

Aberta oficialmente a 25ª Feira Shopping

Prof. Sérgio Herkert lança livro educativo sobre brincadeiras e esporte

Mais Destaques

Opinião

Mensagem: Ciscopar x Gestão

Gente X Poder

Apenas 60% das empresas da feira shopping são de Toledo.

Regional

São José das Palmeiras comemora 33 anos com festa

Geral

Conta de luz aumentará com venda da Eletrobrás, dizem especialistas

Economia

Como declarar conta do banco no Imposto de Renda 2018

Estado

Mesmo vaga, vice-governadoria consumirá R$ 50 mil por mês em comissionados

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)